Não é só durante o badalado Festival de Curitiba que as artes cênicas ganham palcos e público em Curitiba. Ao longo do ano, diversos espetáculos fazem suas temporadas nos teatros tradicionais da cidade, muitas vezes com entrada franca.
Aproveitando o fato de que no mês de setembro temos alguns espetáculos gratuitos programados para acontecer na cidade, o texto de hoje é dedicado a explorar o que os interessados pelo teatro vão poder conferir na cidade.
O Teatro Cleon Jacques, o Portão Cultural e o Teatro Novelas Curitibanas são locais que vão receber eventos. Dê uma olhada em mais detalhes abaixo.
Urubu Comum
A peça Urubu Comum, que acontecerá no Teatro Novelas Curitibanas, será encenada entre os dias 6 e 30 de setembro, de quinta-feira a sábado. O espetáculo é escrito e dirigido pela paulista Michelle Ferreira, dita como uma das jovens dramaturgas de maior destaque da cena nacional.

O texto de hoje é dedicado a explorar o que os interessados pelo teatro vão poder conferir na cidade.
Urubu Comum tem um ar investigativo, colocando como protagonistas um casal de professores que vive em um apartamento em uma grande metrópole. A trama começa com a visita de um policial que está investigando o assassinato de uma menina de 9 anos ocorrido em frente ao prédio que moram os professores.
Nas sessões de quinta, sexta e sábado, o espetáculo inicia às 20 horas. No domingo, a sessão começa às 19 horas. Em todos os dias, o ingresso é gratuito.
Enquanto a Chuva Cai
Acontecendo no Auditório Antônio Carlos Kraíde, no Portão Cultural, o espetáculo Enquanto a Chuva Cai coloca a acessibilidade e inclusão como parte integrante da trama. No palco, duas crianças órfãs, uma surda e outra ouvinte, buscam se comunicar para superar as adversidades em seu caminho e manterem-se unidas.

Aos poucos, as crianças vão derrubando a barreira linguística entre eles. Durante a peça, uma das crianças se comunica exclusivamente através de Libras (Linguagem brasileira de sinais) e a outra apenas com o português falado.
O espetáculo acontece de 15 a 30 de setembro, aos sábados e domingos, sempre às 17h. O ingresso é gratuito, basta chegar 1h antes do início da atração.
Pós-Rama
O espetáculo Pós-Rama ou Para Além do Caminho Daquele que Satisfaz coloca em foco diferentes itens da cultura indiana. Segundo a descrição, “A peça é construída a partir da apropriação e desconstrução da epopeia indiana Ramayana de Walmiki. O texto indiano fala de intercessão do deus Vishnu para salvar a terra através de Rama, sua versão nascido homem.”

Mesmo com uma intertextualidade específica, o espetáculo promete colocar a trama em contato com questões contemporâneas.
A peça será realizada no Teatro Cleon Jacques entre os dias 20 e 30 de setembro, ou seja, de quinta a domingo. As sessões acontecem às 19h30, de quinta a sábado, e às 18h30 aos domingos. Nas sessões de quinta e sexta-feira, o ingresso é gratuito. A classificação do espetáculo é de 16 anos.
Mais informações sobre a agenda cultural da cidade podem ser conferidas no site da Fundação Cultural de Curitiba e também aqui na coluna “Zero Pila“.