• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Zero Pila

Espetáculos de teatro gratuitos para conferir em setembro

porRenan Archer
14 de setembro de 2018
em Zero Pila
A A
Teatro Novelas Curitibanas

Teatro Novelas Curitibanas. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Não é só durante o badalado Festival de Curitiba que as artes cênicas ganham palcos e público em Curitiba. Ao longo do ano, diversos espetáculos fazem suas temporadas nos teatros tradicionais da cidade, muitas vezes com entrada franca.

Aproveitando o fato de que no mês de setembro temos alguns espetáculos gratuitos programados para acontecer na cidade, o texto de hoje é dedicado a explorar o que os interessados pelo teatro vão poder conferir na cidade.

O Teatro Cleon Jacques, o Portão Cultural e o Teatro Novelas Curitibanas são locais que vão receber eventos. Dê uma olhada em mais detalhes abaixo.

Urubu Comum

A peça Urubu Comum, que acontecerá no Teatro Novelas Curitibanas, será encenada entre os dias 6 e 30 de setembro, de quinta-feira a sábado. O espetáculo é escrito e dirigido pela paulista Michelle Ferreira, dita como uma das jovens dramaturgas de maior destaque da cena nacional.

Urubu Comum
Registro de ‘Urubu Comum’, espetáculo que acontece no Teatro Novelas Curitibanas. Imagem: Cido Marques.

O texto de hoje é dedicado a explorar o que os interessados pelo teatro vão poder conferir na cidade.

Urubu Comum tem um ar investigativo, colocando como protagonistas um casal de professores que vive em um apartamento em uma grande metrópole. A trama começa com a visita de um policial que está investigando o assassinato de uma menina de 9 anos ocorrido em frente ao prédio que moram os professores.

Nas sessões de quinta, sexta e sábado, o espetáculo inicia às 20 horas. No domingo, a sessão começa às 19 horas. Em todos os dias, o ingresso é gratuito.

Enquanto a Chuva Cai

Acontecendo no Auditório Antônio Carlos Kraíde, no Portão Cultural, o espetáculo Enquanto a Chuva Cai coloca a acessibilidade e inclusão como parte integrante da trama. No palco, duas crianças órfãs, uma surda e outra ouvinte, buscam se comunicar para superar as adversidades em seu caminho e manterem-se unidas.

Enquanto a chuva cai
Registro de ‘Enquanto a Chuva Cai’, que acontece no Portão Cultural. Imagem: Leonardo Lima.

Aos poucos, as crianças vão derrubando a barreira linguística entre eles. Durante a peça, uma das crianças se comunica exclusivamente através de Libras (Linguagem brasileira de sinais) e a outra apenas com o português falado.

O espetáculo acontece de 15 a 30 de setembro, aos sábados e domingos, sempre às 17h. O ingresso é gratuito, basta chegar 1h antes do início da atração.

Pós-Rama

O espetáculo Pós-Rama ou Para Além do Caminho Daquele que Satisfaz coloca em foco diferentes itens da cultura indiana. Segundo a descrição, “A peça é construída a partir da apropriação e desconstrução da epopeia indiana Ramayana de Walmiki. O texto indiano fala de intercessão do deus Vishnu para salvar a terra através de Rama, sua versão nascido homem.”

Pós-Rama
Imagem: Divulgação.

Mesmo com uma intertextualidade específica, o espetáculo promete colocar a trama em contato com questões contemporâneas.

A peça será realizada no Teatro Cleon Jacques entre os dias 20 e 30 de setembro, ou seja, de quinta a domingo. As sessões acontecem às 19h30, de quinta a sábado, e às 18h30 aos domingos. Nas sessões de quinta e sexta-feira, o ingresso é gratuito. A classificação do espetáculo é de 16 anos.

Mais informações sobre a agenda cultural da cidade podem ser conferidas no site da Fundação Cultural de Curitiba e também aqui na coluna “Zero Pila“.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Artes CênicasArtes Visuaisauditório antonio carlos kraídeEnquanto a chuva caievento gratuitoPortão CulturalPós-rama ou para além do caminho daquele que satisfazTeatroTeatro Cleon JacquesTeatro Novelas CuritibanasUrubu Comum

VEJA TAMBÉM

As mediadoras Daniele Rosa e Emanuela Siqueira
Zero Pila

Oficina cultural gratuita ensina técnicas de fanzine

12 de abril de 2022
Cine Passeio
Zero Pila

Fique ligado nas próximas feiras criativas que acontecem em Curitiba

6 de setembro de 2019

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.