O que motivou o nascimento desta coluna foi o fato de que a cidade de Curitiba não deixa a desejar quando o assunto é eventos culturais gratuitos. Hoje, vamos falar de coisas bacanas que estão por vir.
Vamos focar nas exposições de artes visuais que vão acontecer nos próximos dias. Tem gravuras, desenhos, performances, tudo acontecendo em espaços já bastante conhecidos e fáceis de chegar. Dá uma olhada nos destaques que selecionamos.
Curitiba possui um dos melhores acervos de gravura do país.
Para conhecer excelentes gravuristas
Curitiba possui um dos melhores acervos de gravura do país. Não à toa, é na cidade que acontece a exposição do Prêmio Ibema de Gravura, autoproclamado como “o único e maior do Brasil voltado à gravura”.
Foram artistas do Brasil inteiro, de diversas instituições, que inscreveram obras para participar. O júri foi composto por artistas e professores de arte que atuam no Paraná.
A exposição do 8º Prêmio Ibema de Gravura conta com trabalhos de 20 artistas de todo o Brasil. A mostra está sendo realizada no Solar do Barão e vai até o dia 6 de janeiro de 2019.

Para quem curte videoarte
Integrando a programação da comemoração de 25 anos da Bienal de Curitiba, a exposição “Fluxo Fluído” traz diversas produções de videoarte, do Brasil e do mundo, para o Museu Municipal de Arte (MuMA).
Nove artistas, com trabalhos livres, independentes e multidisciplinares, se reuniram sobre a curadoria de Flávio Carvalho.

A comemoração da Bienal de Curitiba acontece em outros espaços de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer. O MuMA, porém, é o único com um centro de arte digital, onde acontece a exposição “Fluxo Fluído”.
A exposição abre no dia 20 de novembro, às 19 horas.
Novos e jovens artistas
No dia 24 de novembro, às 15 horas, acontece a última atividade do Núcleo de Artes Visuais do SESI Paraná. Quem recebe o evento é a Casa Heitor Stockler De França, onde vão acontecer performances, exposições, bate-papos e lançamento de publicações.
O Núcleo de Artes Visuais é uma espécie de laboratório onde artistas iniciantes de todo o território nacional se reúnem para discutir e desenvolver novos projetos, tudo sobre a orientação do artista e professor Ricardo Basbaum (USP).
No início do ano, um edital selecionou os participantes. Agora, eles terão oportunidade de mostrar o que desenvolveram neste tempo.

Essas são apenas algumas das exposições que podem ser conferidas nos próximos dias. Quem quer acompanhar tudo pode ficar de olho no site da Fundação Cultural de Curitiba, que conta com agenda cultural de vários espaços da cidade.
Quem quiser ficar sabendo de eventos com pouca divulgação e contar com nossos comentários, pode ficar de olho na coluna “Zero Pila”.