Entre os dias 2 e 9 de agosto, Curitiba vai ter um evento que vai oferecer performances, oficinas e exposições de arte, cinema, bate-papos, comidinhas e outras coisas. Esse é o Kaktai, um festival que reúne uma penca de jovens produtores, artistas e agitadores da cidade.
O evento acontece durante 8 dias seguidos, trazendo novidades a cada dia (que já falaremos a seguir). De acordo com os produtores do evento, o grande quê do Kaktai é justamente apoiar os jovens produtores locais, projetando suas ações para um público maior.
Parecido com o CULTive, festival cultural que aconteceu em junho e sobre o qual nós já falamos aqui, o Kaktai tem a característica de descentralizar o acesso à arte. Ele acontece no bairro Campina do Siqueira, um pouco longe do centro e assim consegue atingir um público mais variado. Quem não mora no bairro não precisa se preocupar, porque o local do evento é bem fácil de encontrar.
A programação completa do Kaktai e todos os seus 59 artistas estão todos no Facebook e no Instagram. Vale lembrar que a entrada é apenas a doação de ração para animais ou de alimentos não perecíveis.

Parecido com o CULTive, festival cultural que aconteceu em junho e sobre o qual nós já falamos aqui, o Kaktai tem a característica de descentralizar o acesso à arte.
Um pouco do que vai acontecer
Tomamos a liberdade de apontar algumas coisas que consideramos como destaques da programação do evento. Olha só:
A sexta-feira (2), abertura do evento, é o dia pra quem curte música ao vivo. Vai rolar apresentação das bandas Pacific Jazz Trio, GLPOW e Banda Beto.
O sábado (3) e a segunda-feira (5) são os dias pra quem curte um cineminha: no dia 3 tem um festival de curta-metragens, enquanto no dia 5 vai rolar uma “Studio Ghibli Night”, com exibições de filmes do famoso estúdio de animação japonês.
Na terça-feira (6) vai ser o dia de materializar coisas através da Oficina de Vivência de Argila, com a artista visual Anna Lima. A quarta-feira (7) segue no embalo das artes visuais com uma super sessão de performance reunindo 6 artistas: Mɐɹᴉɐ Epnɐɹpɐ, Oefehá, Tanare, Eduardo Amato, Victor Honda e Mazi Moreto.
Na quinta-feira (8), além de um Tattoo Day, teremos workshops de Produção Musical com uma série de gente bacana da cidade, como Lrnzzo, Rogê Além e outros. E o fechamento do evento, na sexta-feira (9), vai acontecer com uma série de exposições de artes visuais novamente.
A programação completa não é só isso aí, viu? Tem mais na página do evento.

Vale a gente lembrar como é importante existir festivais assim, independentes, frescos e ousados, aberto a tudo e todos. A gente sabe como o nosso dia a dia anda cada vez mais corrido, né? Então, vamos valorizar quem decide investir seu tempo para produzir algo bacana para todos os públicos.
SERVIÇO | Festival Kaktai
Onde: Rua Isabel Whiters Gomm, 125;
Quando: 2 a 9 de agosto;
Quanto: Alimentos não perecíveis ou ração para animais (entrada).