O Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MuSA), que fica localizado no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, abriu nesta quarta-feira (27) a exposição “Arte Pesquisa”, em que expõem professores do curso de Artes Visuais da instituição.
Participam os artistas Dulce Osinski, Emanuel Monteiro, Fabrícia Jordão, Felipe Prando, Geraldo Leão, Isabelle Catucci, Juliana Gisi, Luana Veiga, Ricardo Carneiro e Tânia Bloomfield.
Gravura, desenho, pintura, cerâmica, fotografia e instalação são algumas linguagens contempladas. As áreas em que são especializados estes artistas são diversas. Acima de tudo, eles tomam essas linguagens como campos de pesquisa, por onde as imagens criadas são meios de fruição para questionamentos, proposições e reflexões.
Além de fartura em linguagens, a exposição conta com artistas de diversos repertórios e áreas de interesse.
Geraldo Leão, professor de pintura da UFPR, por exemplo, foi membro do grupo Moto Contínuo, que na década de 1980 se colocou na vanguarda de proposições artísticas em Curitiba, ampliando a circulação de informações sobre arte e objetos artísticos de forma mais dinâmica e democrática. Sua produção pessoal hoje passa principalmente pela abstração.
Isabele Cartucci, professora de cerâmica da instituição, é mestre em Antropologia Social. Muitos de seus trabalhos consistem na produção objetos e instalações que, de alguma forma, buscam se comunicar com o outro, através de referências diretas ou indiretas.
Felipe Prando, professor de disciplinas como História da Arte, Crítica e Meios Digitais, trabalha com publicações, fotografias, vídeo-arte e linguagens semelhantes. Utiliza essas linguagens principalmente para chamar atenção para questões críticas do mundo da arte, em especial a relação entre instituições, artistas e público.
Todos os artistas presentes na exposição possuem uma produção instigante, que vem sendo feita, de forma contínua, transformada ou renovada, há muito tempo. São profissionais que, sendo acadêmicos, levam o espírito de pesquisador também para suas respectivas realidades de produtores de objetos visuais.
Além disso, a exposição também mostra que estes artistas, docentes e cidadãos, também estão no papel de propor, questionar e refletir sobre questões do nosso tempo.
Em outras palavras, como diz a descrição do evento: “a exposição tem como principal proposta trazer à discussão o papel da Universidade enquanto lugar de problematização dos paradigmas, de construção de ações positivas e ideias propositivas, como centro de movimentos de transformação da realidade em que vivemos.”
Mais informações sobre a mostra “Arte Pesquisa”, que acontece no MuSA – UFPR, pode ser conferida na página do evento no Facebook.
SERVIÇO | Exposição “Arte Pesquisa”
Quando: de 27 de fevereiro a 3 de maio;
Onde: Museu de Arte da UFPR (MuSA) – Prédio Histórico da UFPR – Rua XV de Novembro, 695, 1º andar, Curitiba/PR;
Quanto: Gratuito.