Trigésima reunião de briefing para o mesmo job na agência. Cinco horas de uma sexta-feira quente.
– Então galera, precisamos botar essa campanha pra rodar logo. Precisamos de ideias frescas, inovadoras. O cliente tá reclamando que a gente só faz mais do mesmo.
– Já sei! A gente podia fazer um vídeo viral, colocar uns animais fofos, um bebê bem bochechudo dando umas risadas. É Cannes na certa!
– Não, Carlos. Isso aí já está saturado. As pessoas querem algo impactante, que se relacione com a vida delas. Tem que viralizar, mas não pode ser um viral.
– Chefe, e se a gente montasse uma campanha cheia de gifs animados engraçadões? Colocamos a marca do cliente em todas as imagens e quando geral compartilhar, pá, todo mundo está fazendo propaganda gratuita.
– Roberto… gif, Roberto? Como é que eu vou explicar na reunião de follow back que nós vamos fazer uma campanha usando gif? O produto é para idosos, eles não vão comprar a ideia.
– E que tal se fizéssemos um filme com o Neymar. Ele vem, faz uma dancinha animada, trilha de funk ou sertanejo universitário, tchu tcha, esquindim-dim, e pei, assina com uma hashtag. Todo mundo gosta do Neymar.
– Não, Augusto César! Neymar já tá muito batido. Ele vendeu bateria de carro, cueca, margarina, pilha alcalina… vender dentadura não rola, convenhamos.
Não, Augusto César! Neymar já tá muito batido. Ele vendeu bateria de carro, cueca, margarina, pilha alcalina… vender dentadura não rola, convenhamos.
Todos olham para o relógio. O suor escorre no canto da nuca enquanto pescoços e dedos são estalados. Cada um olha no seu smartphone, já angustiados de imaginar mais uma madrugada de sexta-feira dentro da agência, comendo pizza e tomando Coca-Cola.
– Pô. Sexta, né? Tá quente.
– Pois é. Dia de happy hour no Serjão. O chopp é dois por um e ainda ganha uma porção de minduca na faixa.
– Carlos, Roberto e Augusto César! Foco. Esse cliente é importante. Estamos em crise, o país está em crise, nossos empregos estão em jogo. Não é hora de pensar em cerveja. Façam-me o favor…
Os três se olham. Não existem mais ideias. O chefe bate a mão na mesa tão forte que os três se assustam.
– Já sei. PUTA QUE PARIU. Vamos fazer uma animação de uma dentadura, ela sai correndo para perto dos velhinhos querendo entrar na boca deles. Vai cativar os adultos, as crianças vão querer um ursinho de pelúcia do Dentão e vai fixar na mente do consumidor. Essa vai pras cabeças. Que acham?
Campanha aprovada.