• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Voltar é retroceder

porPaulo Camargo
27 de setembro de 2016
em Paulo Camargo
A A
"Voltar é retroceder", crônica de Paulo Camargo.

Imagem: Arquivo Pessoal.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A nostalgia é quase sempre uma tentação, possibilidade de refúgio para quem tem dificuldades na lida com o presente. É ilusória, porque fruto de uma maquinação cerebral perversa: o passado, esse mar sem fim, é recriado para que se torne um lugar melhor, onde um dia já fomos (ou acreditamos termos sido) mais felizes, a vida era mais colorida, segura, menos ameaçadora.

Como está fora do alcance, e sujeito à memória, essa senhora caprichosa, cheia de vontades, e dotada de uma incansável imaginação criativa, quando não delirante, o passado corre o risco de ser constantemente reinventado. Querem nos levar de volta a ele, porque lá, nessa instância distante, quando não remota, a realidade torna-se modelável, podendo ser esculpida à conveniência de quem evoca esses tempos de suposta bem-aventurança em nome de um delírio discursivo. Fique atento, portanto!

Como está fora do alcance, e sujeito à memória, essa senhora caprichosa, cheia de vontades, e dotada de uma incansável imaginação criativa, quando não delirante, o passado corre o risco de ser constantemente reinventado. Querem nos levar de volta a ele, porque lá, nessa instância distante, quando não remota, a realidade torna-se modelável, podendo ser esculpida à conveniência de quem evoca esses tempos de suposta bem-aventurança em nome de um delírio discursivo.

A única solução para enfrentar, e se proteger, desse canto de sereia, é fincar os pés no presente. Olhar ao redor, e perceber o privilégio de, sim, aprender com o passado, mas sem, a bordo de uma máquina do tempo tresloucada, mexer com os ponteiros do relógio, e buscar um mundo que, literalmente, não existe mais. E não é o que imaginamos ter sido, porque está sujeito ao discurso, esse senhor ardiloso e, muitas vezes autoritário, com quem a memória mantém um atribulado caso de amor, senão abusivo.

Prefiro, assim, abrir as cortinas e mirar o futuro, como uma estrada que começa a ser trilhada a partir da soleira da minha porta. Não saber onde é que vai dar esse chamado faz a vida tão mais bela, e instigante.

Para que, enfim, voltar?

Tags: CrônicaDiscursomemórianostalgiapassadopresenteretrocedervoltar

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.