• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Yuri Al'Hanati

Fogo anda comigo

porYuri Al'Hanati
18 de janeiro de 2016
em Yuri Al'Hanati
A A
"Fogo anda comigo", crônica de Yuri Al'Hanati

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Lembro bem desse dia. A professorinha da nossa turma de segunda série trouxe uma série de copos e bacias e garrafas de água e velas para fazer experiências introdutórias aos princípios físico-químicos, um exercício que dificilmente despertaria a atenção de qualquer criança que não estivesse consciente, em primeiro lugar, de que os elementos obedecem a princípios naturais. Pelo menos romperia o marasmo de mais uma aula clássica – explicativa, teórica, enfastiante, soporífera – então tudo bem.

Tudo ia mais ou menos bem até que ela apanhou um copo de vidro transparente e colocou por cima de uma vela acesa. A vela aguentou mais dois ou três segundos e então se apagou, devido à ausência de oxigênio para ser consumido no ambiente, como nos foi explicado em seguida. Algo naquela experiência despertou o meu fascínio. O fogo, tão indomável, tão selvagem, destrutivo e caótico, era humanamente dependente de oxigênio como nós. Mais: o fogo era parte oxigênio, parte matéria e parte energia, e isso era muito difícil de entender. Ainda é.

A partir desse dia, poucas coisas me causaram mais fascínio do que o fogo. Quando tive autorização dos adultos para manusear isqueiros e fósforos, minha vida mudou. Passei um ao e meio de minha vida tentando atear fogo em tudo o que via pela frente, para ver como as coisas se transformavam e se comportavam enquanto eram consumidas pelas chamas. Fiz incontáveis fogueiras e fui parar na delegacia um par de vezes. Até hoje aprecio maravilhado a queima de fogos do ano-novo, e na virada desse ano, presenciei o céu de Copacabana explodindo em 16 minutos de explosões ininterruptas. Foi um espetáculo repleto de emoções baratas e, ao mesmo tempo, uma das experiências mais intensas da minha vida.

O fogo, tão indomável, tão selvagem, destrutivo e caótico, era humanamente dependente de oxigênio como nós.

Meus pais em algum momento me colocaram frente a um psicólogo para tentar entender por que eu precisava botar fogo em tudo. E a verdade é que, assim como a experiência da escola, até hoje não consigo entender direito o fogo, mas descobri por esse caminho, como muitas outras pessoas, que nem sempre é preciso entender, resolver e analisar algo para apreciá-lo com gosto. Queria que minha primeira crônica do ano fosse como meu gosto pelo fogo: sem explicação, sem propósito, vulgar e simplesmente assertiva. Apenas gosto do fogo. Fogo anda comigo. E isso me basta.

Tags: CopacabanaCrônicafogofogos de artifício

VEJA TAMBÉM

James Gandolfini em Família Soprano
Yuri Al'Hanati

O mistério da morte

5 de abril de 2021
Wood Naipaul
Yuri Al'Hanati

Aprender a ser Biswas

29 de março de 2021
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.