A vacinação e a diminuição dos casos de Covid têm permitido que a indústria cultural retome, com cuidado, as rotinas. Um destes casos é o da Flimo – Festa Literária de Morretes, que após fazer em formato virtual em 2020, retorna em formato presencial com sua 3ª edição.
Na programação da festa literária, que acontece entre 1º e 4 de setembro, palestras, espetáculos teatrais e até uma biblioteca móvel para a infância contemplarão uma iniciativa valorosa: a formação de leitores a partir do incentivo à leitura dos pequenos.
Os coretos do centro de Morretes também vão respirar cultura, sendo ocupados por espetáculos e shows. Ao longo da Flimo, além das mesas de conversas literárias com autores, oficinas movimentarão o público.
Flimo abre espaço aos podcasts
View this post on Instagram
Além de Jarid Arraes, expoentes da literatura nacional virão à cidade paranaense.
Ainda incipiente no Brasil, mas fenômeno no exterior, os podcasts de ficção vão receber um grande empurrão da organização da festa literária. Isso porque está prevista a oficina “Podsérie: Roteiro Para Podcast De Ficção”. Ela contará com aulas teórico-práticas que estimularão a criatividade dos participantes, incentivando-os a colocar em execução suas próprias histórias.
Ministrada por Dimis, diretor e roteirista do podcast País do Futuro 2024, a proposta é ensinar como produzir e escrever narrativas sonoras a partir de bases que se adequam a diferentes formatos.
Há tempos, o formato de ficção é tendência no segmento de podcasts no exterior. Não à toa, muitas produções ganharam tanta fama a ponto de serem adaptadas para a televisão.
Homecoming, produção original da Prime Video que acompanha a misteriosa história de uma instituição do exército estadunidense voltada à “reabilitação” de ex-combatentes, surgiu no formato antes de ser estrelada por Julia Roberts.
Jarid Arraes e grande elenco nas conversas literárias
Um dos principais nomes da literatura contemporânea nacional, Jarid Arraes, vencedora do APCA e do prêmio Biblioteca Nacional, vem a Morretes para participar de uma mesa literária na Flimo.
Com o tema “Olhar, pensar, saber dizer a diversidade”, a autora de Corpo Desfeito deve compartilhar com o público parte do que compõe sua forma de fazer literatura. A mediação ficará a cargo da poeta pernambucana radicada em Curitiba, Jussara Salazar.
Além de Jarid, expoentes da literatura nacional virão à cidade paranaense. Mariana Ianelli, Karen Acioly e Alice Ruiz também estão entre as convidadas do evento que, vale ressaltar, tem entrada gratuita.
Confira a programação completa da Flimo
View this post on Instagram
02/09 – Sexta
19h | A Literatura do litoral paranaense: como história e ficção se entrelaçam?
- Com: Juliana Kerexú, José Carlos Muniz, Nia França
- Mediação: Guilherme Gontijo Flores
03/09 – Sábado
10h30 | Saberes tradicionais em novas conexões
- Com: Angelica Ripari, Mestre Zeca e Mestre Miguel, Lais Araujo e Bianca Sevciuc, Edicelia de Souza
- Mediação: Cláudia Pacheco
15h | Salvar a natureza como aos filhos e filhas
- Com Mariana Ianelli, Julia Raiz
- Mediação: Eliege Pepler
19h | Olhar, pensar, saber dizer a diversidade: Jarid Arraes
- Com Jarid Arraes
- Mediação: Jussara Salazar
04/09 – Domingo
10h30 | Pensando as infâncias: a linguagem do brincar
- Com Milena Martins, Karen Acioly
- Mediação: Priscila Prado
15h Pensar e fazer o literário: mulheres criadoras de movimento
- Com Alice Ruiz, Andréia Carvalho Gavita
- Mediação: Julia Raiz
- E MAIS:
Oficinas | Teatro | Feira do Livro
SERVIÇO | Flimo – 3ª Edição
Onde: em diversos espaços de Morretes/PR;
Quando: de 01 a 04 de setembro de 2022;
Quanto: gratuito.
Mais informações no perfil de Instagram oficial da Flimo.
VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?
Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.
Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.
Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.