• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

‘Invisível: Uma Novela’: a obsessão de um homem invisível

Romance de estreia de Antônio K., 'Invisível: Uma Novela' emoldura de referências pop ao clássico da literatura policial.

porJonatan Silva
17 de fevereiro de 2017
em Literatura
A A
invisivel: uma novela antonio k.

A literatura policial de Antônio K. Foto: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Borges dizia que a literatura policial era uma das poucas invenções de nossa época e que é quase impossível que uma obra literária não participe dela em alguma medida. Leitor inveterado do gênero, o autor de O Aleph criou com Adolpho Bioy Caseres o pseudônimo Honorio Bustos Domecq para escrever somente narrativas policiais. E talvez seja o gênero que mais se adapta à contemporaneidade, aos avanços tecnológicos e às convenções dos tempos.

Invisível: Uma Novela (e-book independente, 37 páginas), do iniciante Antônio K., é uma produção camaleônica, repleta de referências pop e às produções clássicas do gênero. A narrativa, que bem poderia ser um conto longo ou uma novela, relata a obsessão de um escritor fracassado e anônimo por uma mulher desconhecida – a quem chama de Nicole por acreditar que existe alguma semelhança com a cantora Nico.

A obsessão é um tema recorrente na literatura, mas poucas vezes foi explorado com tantos detalhes. Antônio K. faz do leitor a testemunha de uma trama macabra e pouco convencional, contada pelos olhos do protagonista. Há um quê da Trilogia de Nova York, de Paul Auster, de Amor Sem Fim, de Ian McEwan, e até mesmo de The Following, primeiro longa de Christopher Nolan.

Assim, Invisível é uma grande colcha de retalhos sobre a neurose de um homem apaixonado – algo que Stephen King fez muito bem em Misery. Como na obra de Manguel, K. concebe um amante detalhista, um homem capaz de perceber as peças mais íntimas desse quebra-cabeça bizarro:

“Meu rosto estava colado no caderno vermelho, tão perto que sentia o cheiro do papel e da tinta da caneta. Tão perto que pude ver pequenas falhas nas linhas das páginas que formavam a pauta”.

Antônio K. não julga a inteligência do leitor, que percebe o jogo de espelhos que o protagonista encabeça acaba até mesmo fazendo parte da trama e das elucubrações de um desvairado.

Adiante:

“Entre luz e fusco, tudo há de ser breve como este instante. Machado estava com a razão e pouco a pouco a solidez da minha solidão se desmancharia no ar. Aquele era um dia como hoje, quente e com gente por demais nas ruas. Eu tinha a vantagem da multidão. Mais uma vez, invisível. Nicole saíra de casa muito cedo, mas eu já estava lá – chegara ainda mais cedo e esperara até o momento que ela descera a pequena escada a caminho da calçada. Os cabelos balançavam com as folhas das árvores em uma cadência compassada como se um metrônomo ditasse o ritmo”.

Narrador

Invisível não esconde que o narrador é subjetivo, mostrando apenas as suas percepções e seu olhar sobre algo que ele próprio vivenciou. Antônio K. não julga a inteligência do leitor, que percebe o jogo de espelhos que o protagonista encabeça acaba até mesmo fazendo parte da trama e das elucubrações de um desvairado.

Enfim, Antônio K., que tem menos de Kafka do que seu nome sugere, é um escritor habilidoso, capaz de lapidar o absurdo puro e simples e, claro, transformá-lo em uma história atraente e desconcertante – no melhor sentido da palavra.

INVISÍVEL: UMA NOVELA | Antônio K.

Editora: Independente;
Tamanho: 37 págs.;
Lançamento: Dezembro, 2016.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: Antônio K.Christopher NolanCríticaCrítica LiteráriaFranz KafkaIan McEwaninvisívelLiteraturaLiteratura BrasileiraLiteratura IndependenteLiteratura ParanaensePaul AusterStephen King

VEJA TAMBÉM

A escritora Joan Didion. Imagem: Dorothy Hong / Reprodução.
Literatura

‘Para John’ causa desconforto ao invadir a privacidade de Joan Didion

25 de novembro de 2025
Ainda que irregular, romance guarda todas as virtudes que tornaram a autora reconhecida. Imagem: Isadora Arruda / Divulgação.
Literatura

A presença das faltas em ‘Uma delicada coleção de ausências’

14 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
'Double Infinity' sucedeu 'Dragon New Warm Mountain I Believe in You', de 2022. Imagem: Alexa Viscius / Divulgação.

‘Double Infinity’, do Big Thief, é um disco que procura iluminar o inexprimível

27 de novembro de 2025
Série existe no mesmo "universo" de 'The Office'. Imagem: Banijay Americas / Divulgação.

‘The Paper’ sofre para equilibrar nostalgia e a reinvenção do “mockumentary”

27 de novembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.