A escritora e poeta Sylvia Plath (1932-1963) se destacou por sua intensidade emocional e estilo confessional. Nascida em Boston, Massachusetts, Plath alcançou a fama com seu único romance, A Redoma de Vidro, que escreveu sob o pseudônimo Victoria Lucas, e suas coleções de poesia, como O Colosso e Ariel.
No ano que marca seis décadas de sua morte, e ainda na esteira da celebração dos 90 anos de seu nascimento, a autora é destaque na Companhia das Letras, que lança Poesia reunida, a mais completa coleção das poesias de Sylvia Plath já publicada no Brasil. Com uma edição bilíngue, a obra contém O Colosso, até então inédito na íntegra, Ariel e uma seleção com mais de quarenta poemas.
Também faz parte dos lançamentos da editora o livro Euforia, da sueca Sylvia Plath, Poesias de Sylvia Plath, Legado de Sylvia Plath, A Redoma de Vidro, Poesia Reunida, Companhia das Letras, O Colosso, Saúde mental na literatura, Elin Cullhed, Euforia, literatura,, obra vencedora do August Prize que reconstitui, de forma ficcional, o último ano de vida de Plath. Cullhed se debruça sobre os temas que aparecem nos poemas finais da poeta norte-americana, terminando o enredo de seu livro antes do suicídio de Sylvia, em 1963. Em entrevistas, as escritora sueca afirmou que sua intenção foi se concentrar na vida de Plath, marcada por árdua luta contra a depressão.
O legado de Sylvia Plath
Sua abordagem honesta e corajosa ao lidar com questões de saúde mental e opressão de gênero abriu caminho para discussões mais abertas sobre esses temas.
Sylvia Plath continua a influenciar escritores e leitores em todo o mundo. Sua abordagem honesta e corajosa ao lidar com questões de saúde mental e opressão de gênero abriu caminho para discussões mais abertas sobre esses temas. Plath foi a primeira autora a receber o Prêmio Pulitzer póstumo, em 1982, por The Collected Poems.
Seu legado é multifacetado. Plath é considerada uma das pioneiras do feminismo literário, contribuindo para a ampliação do cânone literário feminino. Sua prosa marcante, sua poesia intensa e lírica e sua voz singular transformaram a autora norte-americana em uma das mais célebres escritoras do século XX.
Sugerir que sua imortalidade literária seja motivada pela forma trágica como morreu é mais emblemático do silenciamento a que mulheres viveram por séculos na escrita do que definidor de seu legado. Sylvia Plath é, sem dúvida, diferentes coisas, conforme quem analise ou leia suas linhas, mas não é uma única, sendo provavelmente a união de tudo que lhe apontam, mas fundamentalmente maior do que seu sofrimento.
Talentosa na prosa e na poesia
A importância de Sylvia Plath para a literatura reside em sua habilidade de expressar emoções profundas e experiências pessoais através de sua escrita. Plath foi pioneira no estilo “confessional” de poesia, que aborda questões pessoais e culturais, refletindo problemas mais profundos. Sua obra também contribuiu para o movimento feminista, desafiando as expectativas tradicionais de gênero e explorando a dinâmica entre homens e mulheres.
Entre seus principais títulos, A Redoma de Vidro é um romance semi-autobiográfico que narra a história de Esther Greenwood, uma jovem escritora que enfrenta problemas de saúde mental e luta para encontrar seu lugar no mundo. Publicado em 1963, um mês antes de sua morte, é considerado um clássico da literatura feminista e um retrato honesto da experiência da depressão.
As coleções de poesia de Plath, O Colosso e Ariel, são igualmente aclamadas. O primeiro, publicado originalmente em 1960, apresenta poemas que exploram temas como a maternidade, a natureza e a morte. Já Ariel, lançado postumamente em 1965, é talvez a obra mais conhecida de Plath e inclui alguns de seus poemas mais famosos, como “Daddy” e “Lady Lazarus”.
PROSA REUNIDA | Sylvia Plath
Editora: Companhia das Letras;
Tradução: Marília Garcia;
Tamanho: 512 págs.;
Lançamento: Junho, 2023.
‘Euforia’
Nascida em 1983, Elin Cullhed é uma autora aclamada na Suécia, sua terra natal. A autora estreou na literatura em 2016 com Gudarna, um romance young adult. Todavia, foi com Euforia que Cullhed alcançou sucesso e reconhecimento internacional. Publicado originalmente em março de 2021, ele se fixa no último ano de vida da poeta Sylvia Plath.
Euforia foi descrito internacionalmente como um “livro para os nossos tempos”, capaz de captar de forma simples o universo particular dos últimos poemas escritos por Plath. Elin, por exemplo, dramatiza o episódio em que Plath monta o cavalo Ariel pela primeira vez.
Cullhed é bastante ousada em sua escrita, mergulhando em criar uma narrativa concisa sobre a relação entre o gênio criativo e sua vida doméstica, mas também agregando camadas poéticas para reconstruir momentos em que a poeta compunha seus mais belos registros.
EUFORIA | Elin Cullhed
Editora: Companhia das Letras;
Tradução: Kristin Lie Garrubo;
Tamanho: 320 págs.;
Lançamento: Junho, 2023.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.