• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Websérie ‘Pássaros Ruins’ leva a poesia curitibana para a Cinemateca

Projeto irmão do Vox Urbe, 'Pássaros Ruins' terá quarta temporada lançada no próximo sábado, na Cinemateca.

porMaura Martins
30 de junho de 2023
em Literatura
A A
Foto preto e branco de homem branco, usando camiseta escura, cabelo curto e barba, ao lado de uma mulher branca, usando vestido claro. Eles conversam e o semblante deles é sério.

Estreia da quarta temporada ocorre na Cinemateca. Imagem: Enzo Giordani.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Os poetas curitibanos são as estrelas da websérie Pássaros Ruins. Iniciada em 2014, com direção de Adriano Esturrilho, a série chega à sua quarta temporada com um lançamento na Cinemateca de Curitiba. Será no próximo sábado, dia 1º de julho, com sessão também no dia 15.

A nova temporada conta com 13 poetas participantes. São eles: Celio Jamaica, Diva Ganjah, Handal, HELL, Liah Vitoria, Mercuria, Natasha Tinet, Nicklaine Rodrigues, Poeta Griot, Raul K. Souza, Rei Seely, Trava da Fronteira e ZAGO.

Em cada um dos vídeos, os artistas são retratados enquanto declamam textos originais seus em diferentes locais da cidade de Curitiba.

A história de ‘Pássaros Ruins’

A websérie nasceu como um projeto irmão do Vox Urbe – Encontro de Poesia, e parte do intuito de fazer um registro audiovisual dos poetas da cidade. Ambos os projetos nasceram a partir dos eventos ocorridos no Wonka Bar, sob coordenação do poeta Ricardo Pozzo e da empresária Ieda Godoy.

Em quase uma década, o projeto foi amadurecendo e reuniu outros profissionais, com uma curadoria compartilhada entre Pozzo, Julia Raiz e Kenni Rogers. Também foi feita uma seleção pública para garantir um olhar mais plural.

A websérie nasceu como um projeto irmão do Vox Urbe – Encontro de Poesia, e parte do intuito de fazer um registro audiovisual dos poetas da cidade.

Em seguida, cada encontro com um poeta se tornou um pequeno curta-metragem. A ideia é trazer um acabamento estético, voltado à fotografia e à direção de arte, que valorize o trabalho dos poetas e possibilite outras formas de acesso à poesia. “Embora a gente tenha sempre como norte que o principal a ser valorizado são os poetas e seus poemas, a linguagem cinematográfica dá suporte pra literatura”, observa Adriano Esturrilho, que dirige cada episódio.

O diretor ainda afirma que a intenção é criar um espaço específico para cada poeta, além de mostrar Curitiba para além dos pontos turísticos. “Cada vídeo, cada episódio é pensado de acordo com a vivência do poeta. A ideia é que a estética poético literária e a vivência de cada poeta interfira nos encaminhamentos do roteiro e na direção, criando um novo trabalho da intersecção entre o meu olhar cinematográfico e a bagagem de cada poeta”, explica.

Já o nome, Pássaros Ruins, surgiu o livro Pássaro Ruim, do poeta Rodrigo Madeira, o primeiro retratado da série. “De certa forma, esses poetas são como os ‘pássaros ruins’. Ruins no sentido de torto, de apresentar o olhar não tão comercial, não é um olhar da propaganda de margarina sobre os temas e sobre a cidade. Brincamos para dar uma cutucada nessa ideia da Curitiba do cartão postal, a cidade modelo que a gente sabe que não é”, complementa Esturrilho.

Após a exibição na Cinemateca, os episódios de Pássaros Ruins serão exibidos no canal do YouTube da produtora Processo Multiartes, aos domingos do mês de julho, de 02 a 30. Como contrapartida social do projeto, alguns capítulos anteriores foram apresentados em escolas públicas da cidade.

SERVIÇO | Lançamento websérie ‘Pássaros Ruins’

Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco | Curitiba/PR);
Quando: 1 a 15 de julho, às 19h30;
Quanto: Entrada franca;
Em cartaz também aos domingos de julho, no canal da Processo Multiartes.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Adriano EsturrilhoCinemateca de CuritibaPássaros ruinsPoesiapoesia curitibanaVox UrbeVox Urbe - Encontro de Poesia

VEJA TAMBÉM

A escritora argentina Samanta Schweblin. Imagem: Alejandra Lopez / Divulgação.
Literatura

Em ‘O Bom Mal’, Samanta Schweblin mostra que o horror mora ao lado

30 de janeiro de 2026
Juliana Belo Diniz desafia o biologicismo e recoloca o sofrimento mental em seu contexto humano. Imagem: Juliana Veronese / Divulgação.
Literatura

‘O que os psiquiatras não te contam’ e a urgência de devolver complexidade à saúde mental

19 de dezembro de 2025

FIQUE POR DENTRO

'Guerreiras do K-Pop' desponta como favorito na categoria de melhor canção original no Oscar 2026. Imagem: Sony Pictures Animation / Divulgação.

O fenômeno ‘Guerreiras do K-Pop’

4 de fevereiro de 2026
Rhea Seehorn encarna Carol Sturka diante de um mundo em uma violenta transformação. Imagem: High Bridge Productions / Divulgação.

‘Pluribus’ faz da felicidade obrigatória uma forma de violência

3 de fevereiro de 2026
A escritora argentina Samanta Schweblin. Imagem: Alejandra Lopez / Divulgação.

Em ‘O Bom Mal’, Samanta Schweblin mostra que o horror mora ao lado

30 de janeiro de 2026
Adam Scott e Britt Lower mergulham mais nas entranhas da Lumen durante a segunda temporada de 'Ruptura'. Imagem: Fifth Season / Divulgação.

‘Ruptura’ cresce sem se explicar e se torna mais perturbadora

30 de janeiro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.