• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Websérie ‘Pássaros Ruins’ leva a poesia curitibana para a Cinemateca

Projeto irmão do Vox Urbe, 'Pássaros Ruins' terá quarta temporada lançada no próximo sábado, na Cinemateca.

porMaura Martins
30 de junho de 2023
em Literatura
A A
Foto preto e branco de homem branco, usando camiseta escura, cabelo curto e barba, ao lado de uma mulher branca, usando vestido claro. Eles conversam e o semblante deles é sério.

Estreia da quarta temporada ocorre na Cinemateca. Imagem: Enzo Giordani.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Os poetas curitibanos são as estrelas da websérie Pássaros Ruins. Iniciada em 2014, com direção de Adriano Esturrilho, a série chega à sua quarta temporada com um lançamento na Cinemateca de Curitiba. Será no próximo sábado, dia 1º de julho, com sessão também no dia 15.

A nova temporada conta com 13 poetas participantes. São eles: Celio Jamaica, Diva Ganjah, Handal, HELL, Liah Vitoria, Mercuria, Natasha Tinet, Nicklaine Rodrigues, Poeta Griot, Raul K. Souza, Rei Seely, Trava da Fronteira e ZAGO.

Em cada um dos vídeos, os artistas são retratados enquanto declamam textos originais seus em diferentes locais da cidade de Curitiba.

A história de ‘Pássaros Ruins’

A websérie nasceu como um projeto irmão do Vox Urbe – Encontro de Poesia, e parte do intuito de fazer um registro audiovisual dos poetas da cidade. Ambos os projetos nasceram a partir dos eventos ocorridos no Wonka Bar, sob coordenação do poeta Ricardo Pozzo e da empresária Ieda Godoy.

Em quase uma década, o projeto foi amadurecendo e reuniu outros profissionais, com uma curadoria compartilhada entre Pozzo, Julia Raiz e Kenni Rogers. Também foi feita uma seleção pública para garantir um olhar mais plural.

A websérie nasceu como um projeto irmão do Vox Urbe – Encontro de Poesia, e parte do intuito de fazer um registro audiovisual dos poetas da cidade.

Em seguida, cada encontro com um poeta se tornou um pequeno curta-metragem. A ideia é trazer um acabamento estético, voltado à fotografia e à direção de arte, que valorize o trabalho dos poetas e possibilite outras formas de acesso à poesia. “Embora a gente tenha sempre como norte que o principal a ser valorizado são os poetas e seus poemas, a linguagem cinematográfica dá suporte pra literatura”, observa Adriano Esturrilho, que dirige cada episódio.

O diretor ainda afirma que a intenção é criar um espaço específico para cada poeta, além de mostrar Curitiba para além dos pontos turísticos. “Cada vídeo, cada episódio é pensado de acordo com a vivência do poeta. A ideia é que a estética poético literária e a vivência de cada poeta interfira nos encaminhamentos do roteiro e na direção, criando um novo trabalho da intersecção entre o meu olhar cinematográfico e a bagagem de cada poeta”, explica.

Já o nome, Pássaros Ruins, surgiu o livro Pássaro Ruim, do poeta Rodrigo Madeira, o primeiro retratado da série. “De certa forma, esses poetas são como os ‘pássaros ruins’. Ruins no sentido de torto, de apresentar o olhar não tão comercial, não é um olhar da propaganda de margarina sobre os temas e sobre a cidade. Brincamos para dar uma cutucada nessa ideia da Curitiba do cartão postal, a cidade modelo que a gente sabe que não é”, complementa Esturrilho.

Após a exibição na Cinemateca, os episódios de Pássaros Ruins serão exibidos no canal do YouTube da produtora Processo Multiartes, aos domingos do mês de julho, de 02 a 30. Como contrapartida social do projeto, alguns capítulos anteriores foram apresentados em escolas públicas da cidade.

SERVIÇO | Lançamento websérie ‘Pássaros Ruins’

Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco | Curitiba/PR);
Quando: 1 a 15 de julho, às 19h30;
Quanto: Entrada franca;
Em cartaz também aos domingos de julho, no canal da Processo Multiartes.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Adriano EsturrilhoCinemateca de CuritibaPássaros ruinsPoesiapoesia curitibanaVox UrbeVox Urbe - Encontro de Poesia

VEJA TAMBÉM

Novas obras da autora neozelandesa começam a ganhar corpo no Brasil. Imagem: Alexander Turnbull Library / Divulgação / Montagem: Escotilha.
Entrevistas

Katherine Mansfield no Brasil; agora, por inteiro

9 de abril de 2026
Autora conversou com exclusividade com nossa reportagem. Imagem: Sebastián Freire / Divulgação.
Entrevistas

Mariana Enriquez: “Minha primeira impressão do mundo foi sob um regime autoritário muito feroz”

25 de março de 2026

FIQUE POR DENTRO

'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.