Angels and Alcohol é o décimo sexto disco de estúdio da carreira do astro da música country norte-americana, Alan Jackson. Se contarmos os dois álbuns gospel e os dois com músicas natalinas, são vinte discos em 25 anos de carreira. O cantor é sinônimo de sucesso na música dos Estados Unidos, tendo recebido por três vezes o Disco de Platina Sêxtuplo, equivalente a mais de 6 milhões de unidades de cada um deles. No Brasil, Alan Eugene Jackson é mais conhecido por seu sucesso “I’ll Try”, tema do personagem Pedro em Laços de Família, novela da Rede Globo.
A carreira do músico de Newnan, Geórgia, começou cedo e foi meteórica. The Greatest Hits Collection foi gravado quando Alan Jackson tinha menos de 10 anos de carreira. A partir deste disco, Jackson ganhou fama também como compositor, tendo escrito canções para grandes cantores da country music. Em 2010, foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na categoria Música.
Angels and Alcohol é sucessor de The Bluegrass Album, disco que foi uma mescla entre composições próprias e covers. Talvez por isso tenha recebido algumas críticas negativas, mesmo tendo atingido o top 3 da Billboard no segmento Country. Acontece que ele era um disco de bluegrass, gênero muito característico do sul dos Estados Unidos, marcado pelos constantes solos de instrumentos tipicamente acústicos como banjos, violões, baixos acústicos e violinos.
Seguindo o conselho de George Jones (famoso cantor country, falecido em 2013), Alan Jackson voltou ao country “de raiz”. Celebrando 25 anos de carreira, o músico convocou novamente seu sobrinho, Keith Stegall, que não produziu apenas o disco Like a Red on a Rose. Sete das dez canções de Angels and Alcohol foram compostas por Jackson, que criou temáticas que lhe são muito familiares, mas permitindo que algumas lacunas fiquem presentes para serem preenchidas com seu violão.
A voz rouca do músico acompanhada de sua competente banda, por vezes em bases rítmicas e outras em solos, ficaram bem ao longo das dez canções. Ninguém poderá acusar Jackson ou banda de que existam notas demais ou em descompasso. Ele também aproveita o disco para apresentar camadas de folk, o que é normal, posto que o gênero é oriundo da country music.
“A voz rouca do músico acompanhada de sua competente banda, por vezes em bases rítmicas e outras em solos, ficaram bem ao longo das dez canções.”
Em “Gone Before You Met Me”, o cantor norte-americano narra a história dos contratempos na vida de um fora da lei, inserindo referências à obra do escritor beat Jack Kerouac. É também uma ode à vida simples. As baladas “When God Paints” e “The One You’re Waiting On” possuem todas as digitais de Alan Jackson. Como dizia George Jones, Jackson é o homem certo para certos tipos de canções, e ninguém mais.
Do início ao fim, Angels and Alcohol deve agradar seus fãs ou fãs do gênero. Ele é a cara da country music dita “de raiz”, narrando histórias com enredos relativamente simples, mas que denotam uma incrível sensibilidade por parte do compositor. O folk presente no disco não está exagerado, agregando a crônica e a agressividade instrospectiva que o gênero carrega implicitamente. Pode até não ser um disco que entrará para a história, mas demonstra que Alan Jackson sabe ser tradicionalista e contemporâneo, romântico e dançante, expansivo e comedido, sem recorrer aos apelos do mainstream.