Currículo de respeito é uma das coisas mais admiráveis em Hollywood. Billy Bob Thornton é um exemplo de quem pode se gabar dos trabalhos que fez.
O flerte de artistas do cinema com a música já não é novidade. Entre os exemplos, temos Scarlett Johansson, Jared Leto, Will Smith, Johnny Depp e também David Duchovny do qual já falamos aqui no site (leia aqui).
Mas, como o próprio Billy Bob Thornton já disse, seu trabalho na academia e dentro dos estúdios fez sucesso por acidente, uma vez que sua paixão de verdade é a música.
Fora das telas e antes mesmo de cogitar viver naquele ambiente, Billy Bob já havia tocado em bandas cover de Creedence Clearwater Revival e ZZ Top, além de ter sido roadie dos grupos Nitty Gritty Dirt Band, Johnny Paycheck, Blood, Sweat & Tears e The Statler Brothers. Essa paixão só fez com que o ator juntasse um grupo de amigos em 2007 e formasse uma banda para chamar de sua.

Assim nasceu The Boxmasters, um trio (mas que vem aumentando generosamente o número de integrantes) de rockabilly que faz um som extremamente responsável e contagiante, que leva o ator nas baterias, conduzindo toda a musicalidade. O trio é novo, mas seus integrantes já não podem dizer o mesmo. Na casa dos 50 e 60 anos, Billy Bob, J.D. Andrew e Unknown Hinson deixam bem claro nos álbuns suas influências, com arranjos bem próximos do próprio Nitty Gritty, com um pouco de Johnny Cash e Elvis; as composições, por outro lado, levam um aspecto mais cômico, tornando a banda bastante divertida e indicada para tocar por horas.

Na casa dos 50 e 60 anos, Billy Bob, J.D. Andrew e Unknown Hinson deixam bem claro nos álbuns suas influências.
O grupo já tem cinco álbuns lançados em estúdio, todos pela Vanguard, sendo Modbilly o grande trabalho-destaque e Providence o mais recente, lançado em 2015, todos carregados de bom-humor e de personagens construídos com base nos White Trash norte-americanos, carregando batidas country singelas, com riffs bem construídos e um vocal suave e que soa ora desanimado, ora triste, empenhando um ato através de temáticas que envolvem o coração partido e um pouco de tristeza, em letras engraçadas.
A proposta do grupo, inclusive, lembra muito a atmosfera presente no jogo Fallout: New Vegas, que mistura um cenário pós-apocalíptico com baladas country sessentistas. O grupo faz isso com bastante autoridade, unindo temáticas muito atuais em baladas que parecem ter sido feitas no auge dos quartetos e dos bailes sulistas.
Billy Bob Thornton e The Boxmasters é mais um lado B de artistas de Hollywood que é bem projetado e construído, consolidando a carreira de mais um ator de trabalhos notáveis. Se por um lado já é bom demais vê-lo atuando, é incrivelmente sensacional escutá-lo em batidas bem ritmadas, trazendo de volta o bom e velho rock de jukebox.