Cair nas graças de Caetano Veloso com apenas 22 anos é uma das glórias alcançadas por Agnes Nunes em sua curta carreira. Outra, será se apresentar na edição 2025 do C6 Fest. Uma das vozes mais promissoras da música brasileira contemporânea, a artista abre caminho no cenário musical com uma mistura de R&B, soul e pop, acrescentando uma autenticidade que remete a grandes nomes da música negra internacional.
Nascida em Feira de Santana, Bahia, Agnes Victoria Nunes Ferreira migrou ainda pequena para o sertão da Paraíba com sua mãe, professora universitária. Dali, foi para Campina Grande, onde seguiu desenvolvendo um projeto de carreira musical. Com 17 anos, chegou ao Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu sonho, que já era exposto em vídeos que fazia para um canal de YouTube que criou em 2017, nos quais tocava o teclado que havia ganhado da mãe e cantava covers de frente para sua janela.
As despretensiosas performances foram chamando a atenção do público nas redes sociais: no YouTube, são mais de 600 mil seguidores; no Instagram, já ultrapassou a marca de 2,6 milhões de fãs. De Caetano, ganhou uma declaração pública em 2020, durante a pandemia de COVID. “Fiquei maravilhado com Agnes Nunes desde que vi seus vídeos paraibanos, em casa, ao piano, talento forte e real.” A mensagem acompanhava um vídeo da cantora interpretando “Você é linda”, canção composta pelo músico baiano.
Menina, mulher e suas variáveis
Lançado em 2022, Menina Mulher foi a estreia em disco de Agnes Nunes. É um nítido trabalho de travessia, com a jovem fazendo a transição de amadora para cantora profissional, identificado pela metáfora do amadurecimento de menina para mulher. Aos 19 anos, Nunes misturou jazz, R&B e pop em canções que versavam sobre amores, rompimentos, aprendizados, autoestima e amor-próprio.
Dois anos depois, chegava O Amor e Suas Variáveis, sucessor de sua estreia. Como sugeria o título, as 10 faixas trafegam sobre faces e fases do amor romântico, mas também começaram a demonstram a influência da geografia na obra da artista.
Como quem vê o mundo também é influenciado por ele, Agnes coloca um pouco de si em cada nota, mas também ecoa o que vive – e viveu.
Vivendo em São Paulo desde 2023, fez turnê pela Europa, tocando na Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Irlanda e Portugal. Como quem vê o mundo também é influenciado por ele, Agnes coloca um pouco de si em cada nota, mas também ecoa o que vive – e viveu.
Apesar da carreira ainda curta, o público do C6 Fest não precisa ficar apreensivo, pois Agnes já tem a experiência de ter ocupado o Palco Sunset do Rock in Rio (em 2022, durante homenagem à cantora Elza Soares, uma de suas grandes inspirações). Sem contar as inúmeras colaborações com nomes da música brasileira, como Sandy, Xamã e Ivete Sangalo.
—
O C6 Fest de 2025 acontece entre os dias 22 e 25 de março, no Parque Ibirapuera. Com Air, The Pretenders e Wilco liderando o festival, nomes como Amaro Freitas, Nile Rodgers, Gossip e Mulatu Astatke também subirão aos palcos. A Escotilha estará na cobertura e, nos próximos dias, apresentará os artistas, dando um panorama do que o público brasileiro deve esperar dos shows.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.