Para pode refletir uma ideia, partimos de um ponto de vista em que possamos entender o raciocínio da dimensão terrestre, das estruturas das coisas, dos sentimentos inseridos no tempo de vida. A reflexão busca nosso entendimento de acordo com a realidade experimentada no fluxo que nos direciona para o avanço dos pensamentos, são camadas sustentadas pela história criada sobre os conceitos que determinam a organização dos dias, da máquina que movimenta o raciocínio de ideias.
Gilles Deleuze fala em sua palestra sobre o Ato de Criação (1987) que podemos entender como a Filosofia está distante de poder definir o cinema (ou teatro), [highlight color=”yellow”]mesmo que possa contribuir no seu processo de desenvolvimento cinematográfico de ideias.[/highlight]
A filosofia, em comparação com a arte, tem o domínio de criar o movimento das coisas, dos pensamentos para o bem da humanidade. O ser humano filosofa sem perceber a existência dessa ação natural presente nos dias, o cinema se associa à filosofia como o movimento da mão que cria o desenho diante de nossa observação.
Resistir é informar ao mundo um outro pensamento daquilo que está determinado como regra principal de vida. A arte reconstrói uma informação possível do universo.
Deleuze mostra através do cinema uma ideia retirada de uma outra ideia que movimenta a criação das palavras. De algo que podemos ver; perceber na imagem a reflexão dos pensamentos. Diferentemente do teatro, que apesar de estar vivendo a cena se limita apenas ao real, [highlight color=”yellow”]o cinema busca ir além da imaginação que modifique o espaço presente na cena.[/highlight] No cinema está tudo ligado ao mesmo tempo, desde o pensamento até a imagem que absorve nosso entendimento perante a tal conceito mencionando.
A condição da arte nesse dialogo não está como função principal do pensamento. Ela simplesmente compõe o raciocínio da contra-informação que surge naturalmente no respirar do ar de nosso espaço, inserindo no ato de resistência. Resistir é informar ao mundo um outro pensamento daquilo que está determinado como regra principal de vida. A arte reconstrói uma informação possível do universo. Deleuze esclarece como o ato de resistência está diante dos fatos, de como ela é de um lado humano e de outro um ato de arte.
Nessa compressão, podemos observar que os dois sentidos apontados por ele levam ao entendimento de superação da morte. Eternizando a compressão de pensamento do movimento existente no espaço. A ideia está diversificada no ambiente que ocupamos, retiramos dela a matéria que faz o raciocínio funcionar para a determinação de vida inserida na humanidade. É preciso haver arte para não estarmos rígidos ao sistema de nossa sobrevivência.