• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

‘Blank’: ator e personagem à mercê da plateia

porHelena Carnieri
12 de abril de 2017
em Teatro
A A
Gregório Duvivier durante espetáculo Blank

Foto: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O ser humano no palco vira automaticamente personagem? Com essa pergunta em mente, foi um pouco assustador assistir a Blank no último domingo (9), uma das derradeiras peças do Festival de Teatro de Curitiba 2017. O Teatro Bom Jesus estava lotado de fãs de Gregório Duvivier, com um ou outro membro da classe teatral.

Alerta de spoiler, já que não tem como comentar a experiência sem entregar o jogo do dramaturgo Nassim Soleimanpour. Um jogo teatral em que o público participa lepidamente, ansioso por ser a voz que gritará mais alto, será ouvida e entrará no texto.

Duvivier foi um dos atores convidados para conduzir a brincadeira, cada um numa noite, com o detalhe de que eles recebem o texto a ser lido somente quando já subiram ao palco.

O espetáculo começa aquecendo a plateia, estimulada a completar espaços em branco do texto do iraniano.

O espetáculo começa aquecendo a plateia, estimulada a completar espaços em branco do texto do iraniano, conhecido por peças sem ensaio nem cenário. Depois de levada ao delírio com suas próprias criações (que podem ser mais ou menos inspiradas, dependendo do público), a audiência deste domingo se viu levada para dentro de um exercício de futurologia.

Chamado ao palco, um rapaz disse sentir-se corajoso, ainda que visivelmente nervoso. Viu também a plateia rir, porque sua mãe mora em Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Sua longa estada nos holofotes terminou com detalhes de como seria sua morte. Não a de um personagem, mas sua própria. E a plateia ria, ria até não poder mais.

Leia também:
» Gregório Duvivier: “Não há uma atitude que não seja política”
» Porta dos mundos de Gregório Duvivier

É hábito rir num show de humor (caso contrário ele seria um fracasso!), e ali estava um dos humoristas mais bem sucedidos do momento. Mas rir das minúcias do último dia de um homem é… (espaço em branco para você completar).

Acho péssimo escrever opinião para falar mal do público, não me entenda mal. Só quero explicar por que aquilo tudo foi tão estranho. Queria voltar e experimentar de novo.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: BlankCrítica TeatralFestival de CuritibaFestival de Teatro de CuritibaGregorio DuvivierNassim SoleimanpourTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.