O Coro Cênico Pequeno Cotolengo, projeto artístico desenvolvido no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, irá levar seu sexto espetáculo às plateias de Curitiba e do estado. A peça Para Ler e viajar, Basta Começar compartilha a história de um viajante que entra em uma biblioteca e descobre formas de viajar pelo Brasil, sem sair do lugar. No palco, serão mais de 40 pessoas com diferentes deficiências divididas entre os personagens e o coral. Mais 22 profissionais somam-se à equipe da peça, que deve envolver o público com as apresentações, em um texto que fala sobre a criatividade e o poder da imaginação.
O espetáculo tem estreia no dia 5 de setembro, com duas apresentações. A primeira, às 15 horas, será fechada para as escolas públicas do município. Já a segunda, às 19 horas, é aberta ao público e tem entrada franca. Ambas ocorrem no Teatro UP Experience, localizado no campus da Universidade Positivo, no bairro Ecoville.
A direção é de Alessandra Marquete, que coordena o Coro Cênico. Ela informa que o objetivo central do projeto é promover a inclusão a partir da arte. “Nessa história, queremos falar sobre a importância da leitura, mostrar que é uma atividade prazerosa, divertida, que nos conecta a outras realidades. Mas principalmente, essa peça é sobre o empoderamento da pessoa com deficiência”, comenta.
O roteiro de Para Ler e viajar, Basta Começar é composto por músicas originais e ritmos musicais diferentes. A diretora compartilha que, para os Assistidos (termo usado às pessoas que residem no Pequeno Cotolengo, por terem sido abandonados pela família ou sofrido maus tratos), foi um desafio gratificante lidar com todo o processo do trabalho teatral. “O texto é rico em informações, e isso fez com que os nossos Assistidos aprendam sobre a peça que estão ensaiando, e também tenham a oportunidade de saber mais sobre o Brasil”, emenda Alessandra.
José Roberto é um dos Assistidos que participa da peça. Com 49 anos, ele reside no Pequeno Cotolengo há 22. José faz o viajante, e diz que a peça traz uma experiência muito próxima da vida real e dos processos passados pelas pessoas com deficiências. “Me sinto uma pessoa realizada com os aplausos do público. O teatro me desenvolveu bastante, e ali eu cresci. Tenho certeza que quem for assistir vai se emocionar”, comenta.
Sobre o Coro Cênico Pequeno Cotolengo
O projeto Coro Cênico Pequeno Cotolengo existe desde 2009, e já fez mais de 85 apresentações, para mais de 28 mil pessoas na capital paranaense, região metropolitana e cidades de Santa Catarina e São Paulo. Para os Assistidos, participar do grupo estimula a criatividade e habilidades socioculturais, trabalhando de forma lúdica o desenvolvimento do potencial de cada um deles.
O Centro de Saúde Pequeno Cotolengo foi aberto em Curitiba em 1965. Está entre as principais organizações do país que oferecem acolhimento e atendimento especializado para pessoas com múltiplas deficiências, de forma totalmente gratuita aos Assistidos. Atualmente, mais de 240 pessoas residem no Pequeno Cotolengo, com idades entre 2 e 88 anos.
Após a estreia no dia 5 de setembro, o espetáculo ainda terá mais 10 apresentações fechadas para escolas de Curitiba e Foz do Iguaçu.
SERVIÇO | Para Ler e Viajar, Basta Começar
Onde: Teatro UP Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Ecoville – Centro | Curitiba/PR);
Quando: 5 de setembro, terça-feira, às 19h;
Quanto: Entrada franca. Retirada de ingressos gratuitamente neste link;
Indicação: Livre.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.