Depois de uma mini temporada lotada em abril de 2023, o espetáculo teatral PENéLOPE está de volta para novas apresentações na Caixa Cultural. Entre 10 e 20 de agosto, o público de Curitiba poderá assistir a uma peça provocadora, com texto de Lígia Souza, que se inspira no clássico Odisseia, de Homero.
O espetáculo parte da personagem Penélope que, na história grega, ficou vinte anos esperando pelo retorno de seu marido Ulisses enquanto ele batalhava na Guerra de Troia. “Esse estado de espera, que confina mulheres no espaço doméstico aguardando a volta da figura masculina, parece ter perseguido Elas por anos. Revisitando a história de Penélope, surge a montagem da la lettre criação”, pontua Lígia Souza.
O espetáculo parte da personagem Penélope que, na história grega, ficou vinte anos esperando pelo retorno de seu marido Ulisses enquanto ele batalhava na Guerra de Troia.
Na versão imaginada pela peça, Penélope e Ulisses (interpretados pelos atores Uyara Torrente e Pablito Kucarz) não são casados, mas irmãos. Assim, a montagem explora as dinâmicas familiares a partir de outro contexto. A dupla se afasta e se reencontra ao longo de dez anos. Só que ele é que fica em casa, cuidando dos pais, enquanto Penélope sai e desbrava o mundo.
A perspectiva, segundo a autora, é promover o debate sobre a presença das mulheres no mundo contemporâneo. “Faz parte da arte repensar e problematizar as condições atuais, desmistificando o papel Delas na manutenção e no cuidado da família, assunto que ainda é um tabu e merece a discussão em novo olhar”, acrescenta.
O início em ambiente virtual
PENéLOPE nasceu de forma independente durante a pandemia. Em 2020, ela foi apresentada sob a forma de uma web-peça realizadas em lives do Instagram. No total, as apresentações virtuais chegaram a mais de 2 mil pessoas.
Em cena, estão os atores Pablito Kucarz, que também é designer gráfico, e Uyara Torrente, que participa da Banda Mais Bonita da Cidade. Na direção, está Nadja Naira, que faz parte da Companhia Brasileira de Teatro.
A peça é um projeto independente é da la lettre criação, com produção da Pomeiro Gestão Cultural. O espetáculo será exibido gratuitamente na Caixa Cultural. Em contrapartida, a companhia sugere ao público
Em contrapartida à gratuidade do acesso, a companhia oferece ao público a proposta de aquisição da dramaturgia em livro editado pe la lettre, além de cartões postais exclusivos que estarão disponíveis à venda na entrada do teatro.
SERVIÇO | PENéLOPE
Onde: Teatro Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro | Curitiba/PR);
Quando: 10 a 20 de agosto – quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h;
Quanto: Entrada franca. Retirada de ingressos a partir de 1 horas antes no próprio local;
Indicação: 14 anos.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.