No dia 27 de março, Curitiba entra em clima de cultura por duas semanas. É a chegada do tradicional Festival de Curitiba, que reúne mais de 350 atrações, entre mostras teatrais, eventos e programas culturais que ocorrem por toda a cidade.
A 31ª edição do FTC tem como marca a programação vasta e plural, com espetáculos de dança, circo, humor, música, performance, entre outras modalidades culturais. Além disso, o mote do evento segue sendo o de ser um festival democrático. “Nesta edição mantemos nosso mote de ‘Festival para Todos’, com uma programação que possibilita arte e entretenimento para todos os tipos de públicos, de forma acessível e diversificada, em diferentes pontos da cidade”, aponta o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.
A Escotilha realizará cobertura de eventos do Festival. Neste texto, trazemos nossas indicações de peças da Mostra Lúcia Camargo, considerada a principal, e que em 2023 contará com 32 espetáculos. Os ingressos para as peças podem ser adquiridos no site ou na bilheteria física no Shopping Mueller.
‘Gaslighting – Uma Relação Tóxica’, de Jô Soares e Mauricio Guilherme
Gaslighting foi o último trabalho dirigido por Jô Soares no teatro. Ela mostra um casal em conflito, e o marido passa a alegar que a mulher está ficando louca. Ao tentar buscar ajuda, a mulher encontra resistência do homem, e as coisas se tornam cada vez piores.
Local: Guairão. Dias 5 e 6 de abril, às 20h30.
‘Ficções’, de Rodrigo Portella
Ficções traz o retorno de Vera Holtz aos palcos, a partir de um monólogo inspirado no best seller Sapiens — Uma Breve História da Humanidade, do filósofo israelense Yuval Noah Harari, que vendeu mais de 23 milhões de cópias no mundo todo. Vera está em cena ao lado do músico italiano Federico Puppi, o que dá ao espetáculo um ar de jam session.
Local: Guairão. Dias 30 e 31 de março, às 20h30.
‘O Bem Amado Musicado’, de Ricardo Grasson
O diretor Ricardo Grasson chega ao Festival com uma adaptação da obra-prima de Dias Gomes, que se popularizou por conta da novela da Globo. Com Cássio Scapin vivendo o famigerado Odorico Paraguassu e trilha sonora de Zeca Baleiro e Newton Moreno, trata-se de uma das atrações mais aguardadas do Festival. “O teatro de Dias Gomes faz o Brasil olhar no espelho”, comenta o diretor, que acredita que a história de O Bem Amado resume o país.
Local: Guairão. Dias 3 e 4 de abril, às 20h30.
‘Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro’, de Ricardo Rodrigues
Um espetáculo circense que celebra a diversidade da cultura negra. São duas dezenas de artistas em cena que revezam em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos. As performances abordam problemas sociais que atingem a população negra, mas também celebra a sua existência.
Local: Guairinha. Dias 1 e 4 de abril, às 20h30.
‘Hamlet’, de Chela de Ferrari
O espetáculo de abertura do Festival é muito esperado e deve lotar o Guairão. Trata-se de uma montagem de Hamlet, de Shakespeare, realizada pela companhia peruana Teatro La Plaza. Todos os atores em cena têm síndrome de Down – questão que é explorada pela diretora e dramaturga Chela de Ferrari para explorar as questões existenciais do texto clássico.
Local: Guairão. Dia 28 de março, às 20h30.
‘E.L.A.’, de Diego Landin
E.L.A. é um espetáculo solo que investiga a relação com o próprio corpo. A atriz cearense Jéssica Ferreira faz de seu físico como uma ferramenta para lidar e provocar outros corpos e olhares, que têm dificuldades para encarar o que foge aos padrões de ‘normalidade’.
Local: Teatro SESC da Esquina. Dias 6 e 7 de abril, 20h30.
‘Adoráveis Trangressões’, de Gabriel Machado e Ricardo Nolasco
A provocadora companhia Selvática, de Curitiba, chega ao Festival trazendo um cabaré. Em Adoráveis Transgressões, o público assiste à novela “O Coquetel das Loucas ou Irina, quem diria, acabou em Rabat”, encontro dos universos da curitibana Leonarda Glück e do franco-argentino Copi.
Local: Teatro Zé Maria. Dias 31 de março e 01 de abril, às 20h30.
‘Um Tartufo’, de Bruce Gomlevsky
Aclamada com vários prêmios da área, a adaptação livre de Um Tartufo, baseada em Molière, conta a história de um charlatão que se infiltra na casa de uma família para se aproveitar dela. A montagem da Cia Teatro Esplendor explora referências vindas do Expressionismo alemão e do cinema mudo.
Local: Guairinha. Dias 4 e 5 de abril, 20h30.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.