O teatro é movido por sentimentos que nos levam a descobrir fatos presentes na vida por meio de representações, possibilitando encontrar uma real compreensão da observação do mundo. Através da linguagem teatral, produzimos organicamente os pensamentos que surgem diante da criação, conduzindo as percepções presas às ideias que movem o silêncio das palavras em intensidades corpóreas. Diante desse sentido, a interpretação se multiplica em diversos sistemas experimentando contemporaneamente um universo de signos entre a imaginação, o real e virtual. A linguagem teatral atualiza-se por meios midiáticos que constituem inúmeras informações presentes no mundo. A mistura com outras linguagens mostra o invisível, a recriação das coisas, a comunicação detalhada dos acontecimentos humanos.
Nessa junção, o teatro se torna multimidiático, uma ferramenta tecnológica, possibilitando outro movimento da criação, apresentando uma continuidade sem demarcações e fins absolutos das obras. Muitas vezes, o que encontramos no processo de construção entre a linguagem cênica e midiática é o resultando de uma intervenção cênica ou uma performance high tech, mostrando um movimento do pensamento em linguagens híbridas que desbrava a cultura existente no mundo. Nessa associação, a comunicação virtual complementa a ideia da representação, localiza a raiz de sua identidade, compartilha sentidos e experiências de vida causando estranhamento, semelhanças e identificações com o crescimento de informações interculturais. Vamos moldando poeticamente a percepção real que a vida sustenta em seu contexto global. O teatro nas linhas da web está em outra condição de vida, em outro lugar além da cena representada.
A interferência midiática nas produções teatrais influência o modo de pensar e interpretar as coisas, o olhar recebe o acontecimento repetindo outra configuração da imagem e uma releitura do mundo. Vamos atrelando-nos a esse contexto de percepções virtuais que modifica a imagem de nossas ideias, dando forma a outro raciocínio que surge em nossos pensamentos, em nossa capacidade de reconhecimento do que existe. É a partir do novo, do contemporâneo, que nossas vidas ganham sentidos referentes ao mundo de inúmeras linguagens. No meio desse contexto, a interferência virtual nos leva a transgredir ou encontrar caminhos opostos em relação ao avanço de nosso conhecimento.
O domínio cênico da máquina vai sendo reformulado pelo homem que obedece ao funcionamento do sistema modificando sua informação, o corpo é máquina, é a imaginação que faz tudo acontecer.
Na confluência com a rede virtual, o teatro acompanha o sentido das relações por meio de softwares, sustentando a comunicação mundial de sua arte. É uma extensão do corpo, um plano de consistência para as ideias, ações, pensamentos e escrita. Um ponto de fuga que discorre das sensações que gritam no interior. É um meio de não se perder, de se perder achando fatos, processos e composições. A restruturação da consciência lógica que ordena o processo muda o sentido do caminho em que atravessamos. O olhar diante do todo se reverte a cada parte investigando o percurso que fluirá no andamento do espetáculo para novos horizontes. O domínio cênico da máquina vai sendo reformulado pelo homem, que obedece ao funcionamento do sistema modificando sua informação, o corpo é máquina, é a imaginação que faz tudo acontecer. Configuramos a estrutura teatral de acordo com a realidade alcançada, definindo as etapas e direcionando o sistema que surge em nossas percepções.
O simples fato de colocar uma câmera ou contracenar com uma projeção, por exemplo, muda o sentido teatral, a dramaturgia cresce, acrescenta-se um olhar que reconfigura todo o espaço e a linguagem se unifica à proposta encenada,onde a imaginação direciona o espetáculo observado pelo publico presente. O diálogo passa a ser transmitido por um fenômeno de múltiplas informações, captado pelas linhas da web, e reconfigura-se num mapeamento geográfico virtual. O lugar de onde ser ver o teatro (theatron) se dá na imaginação, no ambiente criado pelo espectador que navega por cada informação presente em rede. O teatro está fragmentado em vários gêneros digitais, a comunicação do mundo modifica o fazer teatral e vamos conectando-nos a outra identificação cênica.