WandaVision marca o começo do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) no formato de séries através do streaming. Para a missão, foi chamado o diretor Matt Shakman (que já dirigiu episódios de Game of Thrones) e os atores, já conhecidos pelos fãs, Elizabeth Olsen – no papel de Wanda Maximoff – e Paul Bettany, como o Visão.
A série foge do convencional ao abordar a cada capítulo uma década diferente, fazendo uma viagem pelos formatos e referências das sitcoms americanas – percebe-se um cuidado excepcional com a estética pelas mãos do designer de produção Mark Worthington – ao mesmo tempo que não deixa de abordar mistério, poderes sobrenaturais dos personagens e desvendar o principal questionamento da trama: como os personagens chegaram até ali? E, graças à estratégia de usar o formato seriado, foi possível para os fãs imaginar os acontecimentos dos próximos episódios, criar teorias e comprová-las ao final (ou não), algo que não seria possível em um filme de duas horas.
Para assistir à série, não é obrigatório entender todo o mundo Marvel ou ter assistido aos filmes anteriormente, mas compreender a ligação de WandaVision com os Vingadores certamente ajuda a ter mais clareza do contexto da série como um todo, além de podermos pegar os diversos easter eggs que aparecem nos “comerciais” da série. Confira 4 pontos para entender melhor a nova produção do Universo Marvel:
1. Quando os personagens apareceram pela primeira vez
Wanda, também conhecida como Feiticeira Escarlate, e Visão surgem pela primeira vez nos cinemas em Vingadores: A Era de Ultron (2015). Wanda e seu irmão, Pietro, são do país fictício Sokovia, que é destruído por Ultron. Com a morte de Pietro durante a guerra, Wanda se junta aos Vingadores. Já Visão foi criado por Tony Stark (Homem de Ferro) e ativado pela Jóia do Infinito da Mente, se unindo também aos Vingadores.
2. Atritos em Capitão América: Guerra Civil
Para assistir à série, não é obrigatório entender todo o mundo Marvel ou ter assistido aos filmes anteriormente, mas compreender a ligação de WandaVision com os Vingadores certamente ajuda a ter mais clareza do contexto da série como um todo.
No filme Capitão América: Guerra Civil (2016), os protagonistas de WandaVision voltam às telas. Em um embate final, que inclui membros do time Homem de Ferro e Capitão América, Wanda e Visão encontram-se em espectros opostos da luta. Os dois não trocam golpes, mas Wanda é capturada pelo Homem de Ferro e mantida presa em uma super prisão para heróis. No fim, ela é resgatada pelo Capitão América e se torna uma fugitiva, ao passo que Visão se mantém ao lado de Tony Stark.
3. O começo e o fim do casal
Durante Vingadores: Guerra Infinita (2018), os dois personagens se aproximam quando estão morando na base dos Vingadores e disso surge um romance – em WandaVision, a feiticeira adota o sobrenome dele. Porém, para impedir que Thanos acabe com parte da humanidade, Wanda é obrigada a destruir a Jóia do Infinito da Mente, matando o Visão. Isso não impede Thanos de voltar no tempo e roubar a pedra, matando Visão novamente. Wanda é pulverizada no fim do filme, junto com metade do universo. Por fim, em Vingadores: Ultimato (2019), a Feiticeira Escarlate volta à vida junto com os demais Vingadores que foram pulverizados pelo vilão.
4. A série e o início da fase 4 da Marvel
Durante a série, descobre-se que WandaVision se passa depois dos acontecimentos do último filme dos Vingadores. Agora, se você está se perguntando como Visão reaparece e de onde vem esse universo de sitcom, essas são justamente as perguntas que a série visa responder, além de dar continuidade ao universo de super-heróis. A Fase 4 da Marvel deveria ter começado com lançamentos como Viúva Negra e Os Eternos e Falcão e o Soldado Invernal, mas devido à pandemia ficaram em segundo plano. Agora, sabe-se que WandaVision irá influenciar as próximas produções, já tendo sido revelado que a Feiticeira Escarlate terá um papel determinante na sequência de Doutor Estranho, prevista para 2022.