Um dos mais recentes lançamentos da Netflix na categoria “documentários” é a série Apenas Cães. Se você procura algo para se emocionar, com certeza a trama vai fazer aquelas lágrimas contidas escorrerem sem dó.
A série conta com a mesma temática, a relação entre cães e seres humanos, mas cada episódio conta uma história diferente de parceria, fidelidade, além de algumas curiosidades. Mas não se preocupe se está pensando que Apenas Cães vai fazer você sofrer – muito pelo contrário, pois ela trata de finais felizes, dependendo de sua interpretação, diferente dos filmes de cachorros que estamos acostumados, como Marley & Eu e Sempre ao Seu Lado, por exemplo.
Para te preparar para toda essa emoção, vou contar um pouco do que se trata cada um dos seis episódios de Apenas Cães:
A série conta com a mesma temática, a relação entre cães e seres humanos, mas cada episódio conta uma história diferente de parceria, fidelidade, além de algumas curiosidades.
A Menina Com Seu Cão
Por serem animais tão carinhosos, fiéis e inteligentes, qualidades que são muito subestimadas por nós, humanos, os cachorros costumam ser treinados para ajudar pessoas que não podem ficar sozinhas ou que estão sempre dependendo de ajuda por possuírem alguma condição médica. Este é o caso de Corrine, destaque do primeiro episódio.
Por sofrer de epilepsia em sua forma grave, a criança precisa sempre ter alguém ao lado para ajudá-la em casos de crise. Apesar de contar com ajuda de seus pais e irmã, a família está sempre exausta. Sua mãe, por exemplo, nunca deixou de dormir no quarto da filha desde o diagnóstico.
Então, para colaborar com a missão de ajudar a garota a ter um pouco de independência, a família decide adotar o cãozinho Rory, treinado para latir a cada vez que o seu dono (e paciente) tiver uma convulsão.
Zeus Está Preso

Este, talvez, seja o episódio mais tenso da temporada. Ayham é refugiado sírio e mora em Berlim, na Alemanha. Mas devido à burocracia e para que a fuga da Síria fosse realizada com sucesso, ele acabou deixando o seu parceiro-cão Zeus para trás.
Porém, ele não desiste de tê-lo novamente e faz de tudo para que ele possa viajar para Berlim. Em meio a esse processo, os amigos que cuidam de Zeus acabam se apegando ao animal, fazendo com que as duas partes passem por momentos bastante emotivos e dolorosos.
A única solução para que Zeus deixe o país é contratar os serviços de uma organização que faz viagens ilegais de cães de refugiados.
Ice, o pescador

Na Itália conhecemos o labrador Ice, um cão que desde filhote ajuda a família que o adotou em seu negócio local, um restaurante típico. A função do animal é ajudar o pai da família, Alessandro, nas pescas.
Já com 10 anos, Ice é um fiel parceiro de barco de Alessandro, que deixa claro que nem sempre o cão quer ir “trabalhar” e que, quando isso acontece, ele acaba ficando em casa.
Além do pai, Ice é bastante companheiro da mãe, gerente do restaurante, e dos filhos.
Soltem as Tesouras

Para descontrair um pouco, este episódio mostra um pouco do mundo da tosagem de cães. Bastante comum no Japão e nos Estados Unidos, profissionais destes locais estão sempre em busca de vencer concursos para ganharem a cada dia mais reconhecimento.
Território de Zaguates

Este episódio pode ser considerado o mais triste da série, na minha opinião. Os zaguates, como são chamados os vira-latas na Costa Rica, moram em um abrigo para cães abandonados. Mas como o número de abandonos só cresce, a população do local também aumenta descomunalmente.
Mesmo com a superlotação e sem ter condições de oferecer atendimento veterinário adequado a estes cães, os responsáveis pelo abrigo não deixam de fazer de tudo para fornecer alimentação e segurança para os animais.
Segundas Chances

Para finalizar a temporada, o último episódio conta a história de Anna, uma jovem de Nova York dona de um abrigo que se desdobra para trazer cães desabrigados do Texas para encontrarem novos donos em uma nova cidade.
Mais uma vez, recomendo assistir à série com um lencinho ao lado, principalmente se você já se considera uma pessoa adoradora de cachorros, pois você estará prestes a conferir uma relação delicada e amorosa entre humanos e animais.
Apenas Cães conta com seis episódios, todos já liberados na Netflix.