Listas e premiações são bastante complicadas. Mas diferentemente do cinema, as séries nos permitem, semanalmente, a criação de laços com personagens. Há uma manutenção da relação. Portanto, o Emmy Awards sempre gera boas discussão, já que há sempre muitos favoritos. Entretanto, os votantes da Academia de Televisão Americana parecem ter acertado na diversidade este ano. Basicamente, não houve uma grande injustiça na noite de domingo (exceto, talvez, por Fargo), mas uma distribuição coerente entre os indicados.
A premiação ainda contou com discursos bastante inspirados e emocionantes (como o de Jeffrey Tambor, ao falar sobre atores transgêneros) e bastante alfinetadas políticas, especialmente contra o assustador candidato a Presidência Donald Trump, que por muitos anos estrelou o reality show O Aprendiz. Diversos atores ironizaram a candidatura de Trump, como Julia-Louis Dreyfus, Azis Ansari e America Ferrera.
O grande vencedor da noite foi a excelente American Crime Story: The People v. O.J. Simpson, que levou cinco prêmios, incluindo melhor minissérie. Embora American Crime Story fosse a favorita, a disputa era complicada por causa da ótima segunda temporada de Fargo, que, infelizmente, saiu de mãos abanando, uma pequena injustiça com uma antologia que vem crescendo absurdamente em sua narrativa e poderia ter levado algo. Entretanto, as categorias em que a história de O.J. Simpson ganhou foram merecidas, desde o Emmy de melhor roteiro pelo excelente episódio “Marcia, Marcia, Marcia”, até as monstruosas atuações de Sarah Paulson, Sterling K. Brown e Courtney B. Vance.

Somando a premiação técnica, Game Of Thrones conseguiu impressionantes 12 Emmys em 2016.
Dividindo a premiação entre categorias, a noite começou com comédia. Louie Anderson surpreendeu ao vencer como melhor ator coadjuvante por Baskets, série do FX ainda não muito conhecida. A ótima Master of None, da Netflix, levou merecidamente o prêmio de melhor roteiro pelo episódio “Parents”, o melhor da temporada de estreia. Kate McKinnon surpreendeu ao levar o troféu por Saturday Night Live, já que a favorita era Gaby Hoffman, de Transparent.
A veterana Julia Louis-Dreyfus viveu seu quinto ano consecutivo como melhor atriz de comédia por Veep. Embora seja um pouco frustrante premiar a mesma pessoa por cinco anos ininterruptos, Julia vem fazendo um trabalho excepcional na série, que, aliás, melhora a cada temporada. Jeffrey Tambor levou como melhor ator em comédia por Transparent, levantando sempre aquela velha discussão se a série pode ser considerada cômica.

Em reality show, a academia preferiu não inovar e premiou o já cansativo The Voice, mas acertou ao consagrar RuPaul como melhor apresentador pelo reality RuPaul’s Drag Race, categoria entregue separadamente na semana passada.
Na categoria minissérie, como já citado, American Crime Story: The People v. O.J. Simpson saiu consagrada, o que mostra o poder de Ryan Murphy na indústria televisiva norte-americana. Com os prêmios técnicos, a produção levou nove estatuetas no total, incluindo melhor roteiro, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor ator e melhor minissérie. A noite consagrou Sarah Paulson, sempre indicada e nunca vencedora, e que esse ano concorria também por American Horror Story: Hotel.
Quem brilhou pela segunda vez consecutiva foi Regina King, melhor atriz coadjuvante em minissérie pela excelente American Crime.
O canal AMC, que vem tentando resgatar seu prestígio nas premiações após o fim de Breaking Bad, saiu com o troféu de melhor direção de minissérie por The Night Manager.
Em filme feito para a TV, Sherlock: The Abominable Bride venceu. Entretanto, a série precisou fazer uma manobra para concorrer, já que, tecnicamente, a história era um episódio especial de Natal e não um filme. Acabou dando certo, mas não foi muito correto com os outros concorrentes.

Maggie Smith levou como melhor atriz coadjuvante e pode consagrar Downton Abbey em sua última temporada. A grande surpresa da noite foi o prêmio para Ben Mendelsohn, da subestimada Bloodline. O ator fez um excelente trabalho na segunda temporada, mesmo com menos tempo na tela. A categoria era acirrada, já que Mendelsohn concorria com nomes como Jonathan Banks (Better Call Saul), Peter Dinklage (Game of Thrones) e Jon Voight (Ray Donovan), além do queridinho Kit Harington (Game of Thrones).

Tatiana Maslany, depois de anos injustiçada, finalmente levou o Emmy de melhor atriz por Orphan Black. A premiação era importante para Tatiana, já que seria a última vez em que ela poderia concorrer pela série. Rami Malek conseguiu o prêmio como melhor ator por Mr. Robot, uma decisão justa da Academia, já que o jovem ator vem fazendo um ótimo trabalho ao interpretar um personagem tão complexo como Eliot.
Veep venceu como melhor comédia em mais uma decisão acertada, ainda que a academia pudesse ter dado uma chance a Master Of None, a grande surpresa do ano em comédia, na minha opinião.

REUTER/Mike Blake.
O grande prêmio da noite ficou com Game of Thrones, vencedor de melhor série dramática. Ainda que eu tenha minhas reservas em relação à série, o prêmio é justo quando pensamos na ótima sexta temporada, diferentemente do ano passado, em que a série também levou o troféu, mas por uma temporada bastante fraca. GoT, enfim, é uma produção que movimenta a televisão no mundo todo e provoca uma interação cultural bastante interessante. Somando a premiação técnica, em que GoT levou nove troféus, a série conseguiu impressionantes 12 Emmys em 2016 e já soma 38 troféus, ultrapassando a recordista Frasier, prestigiada comédia dos anos 1990.
Disputaram o prêmio produções que foram ao ar nos EUA entre os dias 1º de junho de 2015 e 31 de maio de 2016, entre 18h e 2h, sendo que apenas as produções que exibiram neste período cerca de 50% do total de episódios da temporada puderam se inscrever. Ano que vem, a expectativa é que Stranger Things consiga bastante indicações, bem como a minissérie da HBO The Night Of.
Agora, os EUA abrem a temporada 2016, com o retorno de diversas séries e a estreia de novas produções. As primeiras impressões dos novos seriados você acompanha nas próximas edições da coluna Olhar em Série.
Veja a lista completa dos vencedores:
Série Dramática
Game of Thrones – HBO
Série Cômica
Veep – HBO
Minissérie
American Crime Story: People vs OJ Simpson – FX
Telefilme
Sherlock (Série britânica) – BBC/PBS
Ator de Série Dramática
Rami Malek por Mr. Robot – USA Network
Ator de Série Cômica
Jeffrey Tambor por Transparent – Amazon
Ator de Minissérie ou Telefilme
Courtney B. Vance por American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson – FX
Atriz de Série Dramática
Tatiana Maslany por Orphan Black – Space Canadá/BBC America
Atriz de Série Cômica
Julia Louis-Dreyfus por Veep – HBO
Atriz em Minissérie ou Telefilme
Sarah Paulson por American Crime Story – FX
Ator Coadjuvante em Série Dramática
Ben Mendelsohn por Bloodline – Netflix
Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Sterling K. Brown por American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson – FX
Ator Coadjuvante em Série Cômica
Louie Anderson por Baskets – FX
Ator Convidado em Série Dramática
Hank Azaria por Ray Donovan – Showtime
Ator Convidado em Série Cômica
Peter Scolari por Girls – HBO
Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Maggie Smith por Downton Abbey – ITV/PBS
Atriz Coadjuvante em Série Cômica
Kate McKinnon por Saturday Night Live – NBC
Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Regina King por American Crime – ABC
Atriz Convidada em Série Dramática
Margo Martindale por The Americans – FX
Atriz Convidada em Série Cômica
Tina Fey e Amy Poehler por Saturday Night Live – NBC
Roteiro – Série Dramática
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – David Benioff e D.B. Weiss – HBO
Roteiro – Série Cômica
Master Of None – eps. Parents – Aziz Ansari e Alan Yang – Netflix
Roteiro – Minissérie, Telefilme ou Especial
American Crime Story – eps. Marcia, Marcia, Marcia – D.V. DeVincentis – FX
Direção – Série Dramática
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – Miguel Sapochnik – HBO
Direção – Série Cômica
Transparent – eps. Man On The Land – Jill Soloway – Amazon
Direção – Minissérie, Telefilme ou Especial
The Night Manager – Susanne Bier – BBC/AMC
Elenco de Série Dramática
Game Of Thrones – HBO
Elenco de Série Cômica
Veep – HBO
Elenco de Minissérie, Especial ou Telefilme
American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson – FX
Série Animada
Archer – eps. The Figgis Agency – FX
Série Animada – Curta Duração
Robot Chicken – eps. Robot Chicken Christmas Special: The X-Mas United – Adult Swim
Série, Especial ou Telefilme Infantil
It’s Your 50th Christmas, Charlie Brown! (Especial) – ABC
Dublagem
Family Guy – eps. Pilling Them Softly – FOX
Direção de Arte – Séries Contemporâneas ou de Fantasia – Single Camera
Game Of Thrones – eps. Blood Of My Blood, The Broken Man, No One – HBO
Diretor de Arte – Séries de Época, Minisséries ou Telefilmes – Single Camera
Downton Abbey – eps. 5 e 7 – BBC/PBS
Direção de Arte – Comédias
Transparent – eps. Kina Hora, The Book Of Life, Man On The Land – Amazon
Direção de Fotografia – Multicâmera
Nicky, Ricky, Dicky & Dawn – eps. Go Hollywood – Nickelodeon
Diretor de Fotografia – Single Camera
The Man In The High Castle – eps. The New World – Amazon
Diretor de Fotografia de Minissérie ou Telefilme
Fargo – eps. Waiting For Dutch – FX
Figurino – Série, Minissérie, Telefilme ou Especial – de Época/Fantasia
Game Of Thrones – eps. The Winds Of Winter – HBO
Figurino – Série, Minissérie, Telefilme ou Especial – Contemporânea
American Horror Story: Hotel – eps. Chutes And Ladders – FX
Edição – Série Dramática – Single Camera
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – HBO
Edição – Série Cômica – Single Camera
Crazy Ex-Girlfriend – eps. Josh Just Happens To Live Here! – CW
Edição – Série Cômica – Multicâmera
The Big Bang Theory – eps. The Opening Night Excitation – CBS
Edição – Minissérie ou Telefilme
American Crime Story: The People v. O.J. Simpson – eps. The Verdict – FX
Penteado – Single Camera
Downton Abbey – eps. 9 – ITV/PBS
Penteado – Minissérie, Especial ou Telefilme
American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson – FX
Sequência de Abertura – Design
The Man In The High Castle – Amazon
Maquiagem – Single Camera – Sem Prótese
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – HBO
Maquiagem – Minissérie ou Telefilme – Sem Prótese
American Horror Story: Hotel – FX
Maquiagem – Série, Minissérie ou Telefilme – Com Prótese
Game Of Thrones – eps. The Door – HBO
Trilha Musical – Composição Original – Séries
Mr. Robot – eps. 1.0_ hellofriend.mov – USA
Trilha Musical – Composição Original – Minisséries, Telefilmes ou Especiais
The Night Manager – eps. 2 – BBC/AMC
Canção Original
The Hunting Ground (Especial) – canção: ‘Til It Happens To You – CNN
Tema de Abertura
Marvel’s Jessica Jones – Netflix
Edição de Som – Séries
Black Sails – eps. XX – STarz
Edição de Som – Minissérie, Telefilme ou Especial
Fargo – eps. The Castle – FX
Mixagem de Som – Série Dramática ou Cômica
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – HBO
Mixagem de Som – Minissérie ou Telefilme
American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson – eps. From The Ashes Of Tragedy – FX
Mixagem de Som – Série Cômica ou Dramática – Meia-Hora
Mozart In The Jungle – eps. Nothing Resonates Like Rhinoceros Foreskin – Amazon
Efeitos Visuais
Game Of Thrones – eps. Battle Of The Bastards – HBO
Efeitos Visuais de Apoio
Sherlock: The Abominable Bride – BBC/PBS
Equipe de Dublês – Série Dramática
Game Of Thrones – HBO
Equipe de Dublês – Série Cômica ou Programa de Variedades
Shameless – Showtime
Direção Técnica e de Controle de câmera de vídeo
Dancing With The Stars – eps. The Finals (Part 2) – ABC