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Fim do compartilhamento de senhas da Netflix deve impulsionar novas assinaturas

Em carta trimestral aos acionistas, Netflix projeta crescimento para 2023, puxado pelos novos modelos de assinatura. Segundo executivos, crescimento lento no período estava dentro das previsões.

porAlejandro Mercado
19 de abril de 2023
em Televisão
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Fim do compartilhamento de senhas da Netflix deve impulsionar novas assinaturas

Carta trimestral foi revelada ontem. Imagem: Unsplash.

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Quando em fevereiro a Netflix tornou pública sua decisão de limitar o compartilhamento de senhas, proposta que já era ventilada desde o fim de 2022, muitos usuários torceram o nariz. Houve até mesmo quem recordasse a gigante do streaming sobre um tweet em que dizia que “amar é compartilhar uma senha”.

A medida era uma resposta a números fracos, à perda de assinantes e ao estouro da bolha do segmento, como apontado na coluna de Ricardo Feltrin no UOL, movimentos agravados pela crise econômica e o pós-pandemia, como elencou o jornalista Guilherme Ravache, do Valor Econômico.

A medida rapidamente se tornou impopular, com usuários sugerindo cancelamento em massa. Apesar disso, especialistas em mercado sugeriam que a postura da Netflix seria um certo do ponto de vista econômico, se não sanando ao menos reduzindo os impactos da elevação dos custos de produção e da redução da já baixa margem de lucro líquido, na faixa de 0,70%.

A plataforma afirmava ter ao menos 100 milhões de consumidores compartilhando sua senha com outras pessoas, número próximo à metade da base de assinantes da empresa, em janeiro da ordem de 230,75 milhões. Como sugeriu Ravache em sua coluna, até então no UOL, a medida era muito menos impopular do que diminuir o número de produções ou do que promover um novo reajuste no valor das assinaturas.

Em sua carta trimestral aos acionistas, a gigante do streaming anunciou que o novo formato de compartilhamento, pago, deve ser implementado até o fim de junho, ao menos nos Estados Unidos. No documento, a empresa afirmou que a receita e o lucro operacional do período ficaram dentro do previsto e anunciou que pretende expandir a margem operacional, gerando recursos para fluxo de caixa da ordem de U$ 3,5 bilhões, U$ 500 milhões acima da previsão anterior.

Primeiros resultados são positivos

A Netflix alertou que há previsão de impacto financeiro no curto prazo, resultado da mudança, mas que a estratégia é vantajosa a longo prazo.

Mas o que chamou mais a atenção no comunicado foi a informação sobre o compartilhamento pago de senhas, lançado em fevereiro em 4 países (Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha). De acordo com a empresa, estão “satisfeitos com os resultados”.

Naquele mesmo mês, a Netflix lançou a opção, nestes países, para que assinantes acrescentassem um membro extra à sua conta, permitindo, através de taxa adicional, que até duas pessoas que não morassem na mesma residência utilizassem a mesma conta. Testes também foram feitos em países da América Latina (Chile, Peru e Costa Rica).

A Netflix alertou que há previsão de impacto financeiro no curto prazo, resultado da mudança, mas que a estratégia é vantajosa a longo prazo. Como exemplo, mostraram que no Canadá a base de membros pagos cresceu após o lançamento do novo serviço. A estratégia da plataforma também aposta que o novo formato leve usuários para o plano com publicidade, razão pela qual os investimentos em aprimoramento da experiência com anúncios foi realizada ao longo do primeira trimestre.

Primeiros resultados são positivos
Sede da Netflix em Los Angeles. Imagem: Getty Images/Reprodução.

Desde o anúncio, o crescimento de assinantes foi maior do que o esperado, chegando a 7,7 milhões de novos usuários. A base de assinantes do modelo com anúncios dobrou no mesmo período. Ainda assim, as expectativas de novos assinantes para o primeiro trimestre ficou aquém do que os executivos planejavam.

O número foi puxado principalmente pela América Latina, cujas assinaturas pagas reduziram em 400 mil no período. Contudo, as projeções da Netflix para a região são de crescimento a partir do quarto trimestre e, para a empresa, de modo geral, de crescimento de receita ao longo do segundo semestre, impulsionado principalmente pelo compartilhamento pago e versões com publicidade.

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Tags: assinaturascompartilhamento de senhasNetflixStreaming

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