Em outro texto desta coluna já havia comentado sobre o fato das protagonistas de A Força do Querer, da Rede Globo, fugirem do estereótipo de “mocinhas”. Jeiza, Ritinha e Bibi são mulheres fortes e com histórias pouco ortodoxas. Mas, nessas últimas semanas, é nas cenas da personagem vivida pela atriz Juliana Paes, que Gloria Perez vem empenhando mais esforços. Isto porque Bibi está passando por grandes reviravoltas e está prestes a se tornar a “Bibi Perigosa”.
A personagem é uma mulher que ama demais e só entende o amor com grandes demonstrações de paixão. Cegamente apaixonada pelo marido Rubinho (Emilio Dantas), que está preso por tráfico, Bibi já aceitou cometer alguns delitos para tentar livrar a barra do cara, como começar um incêndio para eliminar provas. Mas ela irá muito além, se tornando uma perigosa bandida.
A personagem é baseada na história de Fabiana Escobar, de 36 anos, que por 11 anos foi casada com Saulo de Sá da Silva, o “Barão do Pó” da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e ficou conhecida como a “Baronesa do Pó”. Sua história é contada no livro Perigosa, que foi um dos suportes usados na trama escrita por Gloria Perez.

Agora, o que não se pode negar é que o sucesso da escalada de Bibi Perigosa no mundo do crime em grande parte se dá pelo brilhante desempenho de Juliana Paes.
Apesar de inspirada, a história é contada pela novela com bastante licença poética, muitas partes são reais, entretanto, algumas coisas são totalmente fictícias (veja aqui). Por exemplo, na trama, faltando apenas o trabalho final para concluir sua faculdade de Direito, Bibi abandona os estudos para apoiar o marido na prisão. A Fabiana real também passou por isso, só que ao invés de direito ela cursava Serviço Social.
Surpreendentemente, as cenas dos grandes gestos de amor de Rubinho para Bibi, como a que ele a surpreende com fogos e um balão com a frase “Bibi, eu te amo”, também aconteceram na vida real. A cena em que Bibi sobe o morro e vai pedir ajuda ao chefe do tráfico para proteger Rubinho na cadeia, é atendida pelo traficante e ainda é elogiada por ser uma mulher de atitude, de fibra e que não esqueceu o marido preso também aconteceu da mesmíssima maneira.
Porém o triângulo amoroso entre Bibi, Rubinho e Caio (Rodrigo Lombardi), seu ex-noivo e atual advogado de seu marido, é puramente fantasia. Fabiana até teve outro grande amor antes de Saulo, mas ele faleceu. Outra parte que também é ficção é o constante embate entre Bibi e a policial Jeiza (Paolla Oliveira), a quem ela culpa pela prisão de Rubinho. Fabiana já contou que até teve desentendimentos com uma policial quando seu ex-marido foi preso, mas que as coisas não se desenrolaram da mesma maneira. Outro fato que sofre modificação é a relação da mãe de Bibi com seu marido. Na trama, Aurora nunca gostou de Rubinho, já na vida real a mãe de Fabiana foi professora de Saulo na quarta série e gostava do genro.

Por meio das redes sociais, Gloria Perez divulgou a primeira foto de Juliana Paes na nova fase da personagem, explicou sua transformação e revelou que haverá grandes diferenças entre a Bibi da ficção e a da vida real. “Muita modificação: a Bibi da novela vai ser muito bandida, a Bibi da vida real amou o bandido. A história verdadeira é a do livro”, escreveu a autora, se referindo à biografia de Fabiana. “O que eu estou utilizando da Fabiana real é unicamente a paixão cega por um homem que virou bandido. As ações da personagem serão fictícias. Algumas cenas do livro eu retratei, o que não está no livro será imaginação minha. Não é uma biografia”, completa a autora.
Agora, o que não se pode negar é que o sucesso da escalada de Bibi Perigosa no mundo do crime em grande parte se dá pelo brilhante desempenho de Juliana Paes, que está muito bem amparada por Emílio Dantas, Elizangela (sua mãe, Aurora) e Rodrigo Lombardi. A personagem não se destaca apenas pela beleza, ela tem muita carga dramática. Os conflitos da personagem estão turbinando a audiência de A Força do Querer, que registrou ao longo da última semana números acima dos 30 pontos.
A atriz vive uma boa fase na carreira. Seus últimos trabalhos na televisão foram muito elogiados: chamou a atenção como Maria Catarina Napoleão, em Meu Pedacinho de Chão, ganhou o carinho do público como a vilã Carolina, em Totalmente Demais, e foi o maior destaque da minissérie Dois Irmãos, comovendo na pele de Zana, a matriarca da família. No cinema, a atriz também está mostrando sua competência: no filme A Despedida, Juliana Paes deu um show como a amante do protagonista, um almirante nonagenário, interpretado pelo saudoso Nelson Xavier. Com o papel, Juliana Paes foi premiada no Festival de Gramado, em 2014.
Assista ao trailer de ‘A Despedida’, longa-metragem com Juliana Paes
Leia também
» ‘A Força do Querer’ acerta em trama inovadora
» Trama de ‘A Força do Querer’ romantiza relacionamento abusivo
Em a Força do Querer, podemos esperar ainda muitas emoções protagonizadas por Bibi. Estamos acompanhando agora o aflitivo momento da fuga de Rubinho da prisão, que conta com sua ajuda e participação. Alguns spoilers espalhados pela internet dizem que nos próximos capítulos a personagem vai aceitar transportar munição entre bandidos, se esbaldar num pagode no morro e se deslumbrar com a vida de luxo dos traficantes com quem o esposo “trabalha”.
Bibi também descobre que Rubinho foi promovido no tráfico e ocupa um posto importante na organização criminosa e o casal se instala em um apartamento luxuoso. Cansada de sofrer, Bibi vai se aproximar do chefe do tráfico. É a entrada definitiva da personagem de Juliana Paes no mundo do crime! Com isso, durante todo esse processo de transição da personagem, podemos esperar ainda grandes emoções, uma atuação impecável e muitas cenas de destaque envolvendo este núcleo da trama.