No último dia 10 de dezembro, em uma tarde de domingo, Lázaro Ramos estreou na Rede Globo com seu novo programa, Lazinho Com Você. Com direção artística de Rafael Dragaud, a atração se autointitula “um modelo inovador de cultura colaborativa”.
Coloco a afirmação entre aspas porque o apresentador inaugurou o programa explicando que o voto popular tinha servido até para escolher a cor da sua camisa e que o programa inteiro era construído da mesma maneira. Mas questiono, grande parte da grade televisiva já não é movida pelas vontades do público? A ideia de que o que se desenrola ali é inédito e cheio de frescor não é tão verídica assim. A grande novidade está na maneira como isso é feito.
Em agosto deste ano, foi lançada uma plataforma digital onde o público podia colaborar e interagir com a pauta do programa, mandando letras, músicas, ilustrações, imagens, clipes, memes, depoimentos, etc. O resultado desses materiais foi o que deu a diretriz para as entrevistas, esquetes, viagens, personagens e tudo que compõe a nova atração.
Utilizando todos os recursos de interatividade possíveis para fazer o telespectador participar do programa, a nova atração é, na verdade, o bom e velho programa de domingo com uma embalagem moderninha.
Na essência, Lazinho Com Você parece um Muvuca, programa apresentado por Regina Casé nos anos 90, do século XXI. A principal diferença está justamente no fator colaborativo e virtual. Em entrevista ao jornal Estadão, Dragaud afirma que as pessoas interessantes não estão apenas nas ruas, mas também na internet, e era chegada a hora de se mudar o formato tradicional de se chegar nas histórias.
A cada domingo, uma pergunta diferente é lançada, como forma de provocação para atiçar a imaginação dos espectadores. Essa questão norteia o programa todo e é pensada de maneira que as respostas repercutam, gerem conversas e provoquem as pessoas a criar.
Utilizando todos os recursos de interatividade possíveis para fazer o telespectador participar do programa, a nova atração é, na verdade, o bom e velho programa de domingo com uma embalagem moderninha. São histórias de emoção, pessoas comuns compartilhando suas vidas e homenagens a personagens que se destacam por algum motivo.
Mas tem um ponto positivo: o programa não tenta arrancar lágrimas do público a qualquer custo e escapa do assistencialismo apelativo que impera nas demais atrações de final de semana: Lazinho com Você valoriza histórias positivas e as coloca sob um prisma de otimismo e diversão.
Nesta primeira temporada serão apenas cinco episódios e os dois que já foram exibidos podem ser conferidos no site do Gshow.