• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Mare of Easttown’ foge da mesmice e consegue reinventar o clichê investigativo

Com foco na história pessoal da protagonista, 'Mare of Easttown', nova minissérie da HBO, entrega muito mais do que uma trama policial.

porThais Porsch
17 de junho de 2021
em Televisão
A A
Kate Winslet vive a detetive Mare, que precisa lidar com um caso de assassinato e muito mais na cidade de Easttown. Imagem: Reprodução.

Kate Winslet vive a detetive Mare, que precisa lidar com um caso de assassinato e muito mais na cidade de Easttown. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Quantas histórias você conhece de crimes em cidades pacatas dos Estados Unidos? E de um detetive policial viciado em trabalho que fica obcecado em desvendar um assassinato? Essa é a história de Mare of Easttown, nova investida de Brad Ingelsby na HBO. A série tinha tudo para ficar no lugar-comum, mas conseguiu refrescar o drama investigativo.

A princípio, a direção que Mare of Easttown deve tomar parece óbvia. É uma história de crime, em que o assassinato de uma mãe adolescente é cometido numa pequena cidade onde todos se conhecem e muitos são suspeitos. Além disso, outra menina está desaparecida há um ano. A protagonista, Mare Sheehan (Kate Winslet), é um clássico estereótipo de detetive: carrancuda, teimosa, viciada em trabalho e com problemas familiares. Mare é isso, mas também é muito mais.

Descobrimos que ela mergulha de cabeça no trabalho pois sua vida pessoal é um desastre. A detetive tem dificuldades em se relacionar com a mãe e a filha (com quem mora), seu ex-marido e a atual noiva são praticamente seus vizinhos e ela foge de um luto que se nega a sofrer.

O grande triunfo da série está em não tratar o lado pessoal da protagonista de forma rasa e superficial, em que, ao fim, milagrosamente todos os obstáculos são superados.

O que torna Mare of Easttown diferente é que não é uma série policial com drama pessoal no fundo. É um drama pessoal com fundo investigativo. Ao longo dos episódios, vamos percebendo que Mare é o centro da atenção e que os conflitos externos só poderão ser desvendados quando ela descobrir a si mesma.

O grande triunfo da série está em não tratar o lado pessoal da protagonista de forma rasa e superficial, em que, ao fim, milagrosamente todos os obstáculos são superados. O arco de Mare é impecável. Kate Winslet brilha ao mostrar uma personagem com tantas camadas, uma heroína falha que revela como há coisas que talvez podemos nunca superar, mas que ao menos podemos falar.

Mare of Easttown também não glamouriza. Mare passa longe de ser uma personagem à la Angelina Jolie em O Turista ou Sr. e Sra. Smith: ela é desleixada, não tem o padrão físico “ideal” e bebe algumas cervejas ao dia. Mas se importa com quem ama e com a cidade em que vive. E isso basta para nos despertar empatia.

Além do arco de superação de Mare, a investigação policial não é esquecida. Apesar de o primeiro episódio ser um tanto devagar, a série vai ganhando fôlego e consegue entregar reviravoltas a cada episódio, nos fazendo achar que todos são suspeitos para, no fim, surpreender sem deixar de lado a coerência.

Definitivamente, Mare of Easttown é uma série singular e que trouxe novas perspectivas para o gênero investigativo.

Tags: Brad IngelsbyCrítica de SériesHBOKate WinsletMare of EasttownMare SheehanMinissérieReviewTV Review

VEJA TAMBÉM

Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.
Televisão

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.
Cinema

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.