• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Pega Pega’ é promissora, mas precisa repensar casal de protagonistas

porGabrielle Russi
14 de junho de 2017
em Televisão
A A
Pega Pega, nova novela das 7 da Rede Globo

Semana passada, dia 5, estreou 'Pega Pega', a nova novela das sete. Foto: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Substituindo a bem-sucedida Rock Story, trama de Maria Helena Nascimento, estreou semana passada a novela Pega Pega, primeira autoria em voo solo de Cláudia Souto. Ambientada no Rio de Janeiro e em um horário normalmente dedicado a tramas classificadas como comédias românticas, a nova novela acrescenta à sua definição um gênero pouco ortodoxo ao horário: o policial.

Assim como sua antecessora, que tinha como pano de fundo a música, que envolvia todo o enredo, a nova novela tem como fio condutor um roubo milionário. O Hotel Carioca Palace é o cenário principal da trama e é ali que a maioria do núcleo de atores se encontra, unindo no mesmo ambiente milionários e trabalhadores. E é o dinheiro da sua venda que é furtado por quatro funcionários que estão passando por uma difícil situação financeira.

Durante este conturbado momento político que nosso país enfrenta, este roubo pretende provocar o público com questionamentos sobre ética e honestidade. O gênero policial buscará construir uma narrativa que faça as pessoas repensarem suas atitudes diárias, sem nunca perder o humor. Em entrevista ao site TV Foco, a autora disse que a ética será tratada na novela de uma forma leve, divertida e sem sermão. “Pelo fato de minha origem na TV ser de humorista, estou num lugar confortável. O humor permite tocar nas feridas da sociedade, encontrando o que há de risível, sem deixar de fazer a crítica. Daí eu tiro a leveza e a comicidade”, disse.

Até agora a surpresa mais gratificante e o maior destaque é algo cada vez mais raro nas novelas da Globo: uma abertura muito simpática e com identidade. O hit de John Lennon e Paul McCartney, “A Hard Day’s Night”, embala a produção. A letra fala sobre um dia pesado de trabalho e a vontade de voltar para casa e encontrar a pessoa amada. A música fez grande sucesso nos anos 60 e, nesta nova versão, é interpretada pela banda Skank.

Leia também
» ‘Malhação’ celebra as diferenças sob o comando de Cao Hamburger
» ‘A Força do Querer’ acerta em trama inovadora
» ‘Os Dias Eram Assim’ é apenas mais um clichê folhetinesco
» Apesar de falhas no texto, ‘Vade Retro’ dá show

Outro ponto positivo é o excelente elenco. No núcleo de humor temos Marcos Caruso como Pedrinho Guimarães, o primeiro dono do hotel, que se tornará um milionário falido; Mariana Santos como Maria Pia, uma mulher apaixonada pelo melhor amigo e dona das melhores caras e bocas, e o quarteto de “ladrões”, formado por Marcelo Serrado como Malagueta – o mentor de todo o esquema -, pelo casal sexy e envolvente Agnaldo e Sandra Helena (vividos pelos atores João Baldasserini e Nanda Costa) e por Júlio, personagem de Thiago Martins, que aceita participar do crime por medo dele e das tias Elza (Nicette Bruno) e Prazeres (Cristina Pereira) serem despejados.

No núcleo policial temos Vanessa Giácomo como a investigadora Antônia e Marcos Vera como o policial Domenico. Nos demais núcleos há ainda grandes nomes como Danton Mello, Reginaldo Faria, Irene Ravache, Elizabeth Savalla e Guilherme Weber, engrandecendo o conjunto. Porém, apesar de termos grandes atores e boas cenas, o casal protagonista, Eric e Luíza – mesmo sendo interpretados pelos brilhantes Mateus Solano e Camila Queiroz -, não tem química e não funciona tão bem, falta sintonia.

Mateus Solano e Camila Queiroz vivem o casal de protagonistas de Pega Pega
Mateus Solano e Camila Queiroz vivem o casal de protagonistas Eric e Luíza. Foto: Reprodução.

Apesar de algumas críticas dos internautas aos primeiros capítulos e da estreia não ter sido perfeita, ainda é cedo para maiores avaliações. Resta saber se o mote do enredo vai cativar os telespectadores e fazer com que eles não desistam de acompanhar o desenrolar da história.

Eric é o comprador do hotel e conhece Luíza quando a jovem vai lhe entregar uns papéis a mando do avô, Pedrinho. Os dois se aproximaram rapidamente e se apaixonam à primeira vista. Mas, apesar da história dos dois iniciar ambientada pelas belíssimas paisagens de Foz do Iguaçu, o casal não convence. Esta empatia imediata entre mocinho e mocinha beirou a artificialidade de novela mexicana. Ainda não tivemos nem tempo de nos afeiçoar e conhecer o casal e os obstáculos para separa-los já começaram a aparecer.

O empresário também tem uma filha, Elizabeth (vivida por Valentina Herszage), uma adolescente rebelde que após traumas na infância vive fugindo e não se adéqua ao estilo de vida do pai. Esta relação origina diálogos primários, com frases que soam até infantis, nas quais ele diz à Luíza que não sabe lidar com a filha e suas esquisitices, ouve o tão clichê conselho “Só o seu amor poderá curar seja lá o que for” e tenta justificar seus erros afirmando que “nunca soube amar”.

Valentina Herszage vive Bebeth em Pega Pega
Valentina Herszage vive Bebeth, uma adolescente problemática que contracena com um canguru de pelúcia. Foto: Reprodução.

E, por falar nas esquisitices de Bebeth, a personagem conversa com um canguru de pelúcia, animada por computação gráfica, a quem chama de flor e que se torna uma espécie de amiga imaginária má da garota. Vale torcer para que essa amizade não prospere e o bicho saia logo da história, pois as cenas soam um tanto quanto forçadas e deslocadas para explicar o porquê de a adolescente estar se tornando uma cleptomaníaca.

No quesito audiência, a produção se beneficiou do sucesso de suas antecessoras no horário e teve a melhor estreia desde Cheias de Charme, em 2012, registrando a média de 28,8 pontos em seu primeiro capítulo. Das faixas da Rede Globo, a das sete é a única que se mantém estável na emissora: Haja Coração, Totalmente Demais, I Love Paraisópolis e Alto Astral cativaram público e crítica e mantiveram bons índices. Sendo assim, a trama tem o desafio de não derrubar essa estabilidade.

O romance dos protagonistas é sonso, mas as sequências que envolvem o roubo do Carioca Palace se destacaram e salvaram os capítulos da primeira semana. Vamos torcer para que agora que Luíza perdeu toda sua fortuna e que Eric está sendo acusado como o principal suspeito do assalto, os mocinhos se tornem mais interessantes e menos chatos.

Então, apesar de algumas críticas dos internautas aos primeiros capítulos e da estreia não ter sido perfeita, ainda é cedo para maiores avaliações. Resta saber se o mote do enredo vai cativar os telespectadores e fazer com que eles não desistam de acompanhar o desenrolar da história. Claudia Souto é dona de um texto limpo, com um humor interessante e tem uma boa história nas mãos para desenvolver. Pega Pega tem potencial!

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Camila QueirozCláudia SoutoDanton MelloElizabeth SavallaGuilherme WeberIrene RavacheJoão BaldasseriniMarcelo SerradoMarcos CarusoMarcos VerasMariana SantosMateus SolanoNanda CostaNovelaPega PegaRede GloboReginaldo FariateledramaturgiaTelenovelaVanessa Giácomo

VEJA TAMBÉM

Tom Sturridge é perfeito como Sandman. Imagem: Netflix / Divulgação.
Televisão

Em temporada irregular, ‘Sandman’ se despede do público

30 de setembro de 2025
Will Sharpe e Meg Stalter em 'Too Much'. Imagem: Working Title Television / Divulgação.
Televisão

‘Too Much’ reinventa a comédia romântica com o talento de Lena Dunham

26 de setembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.