• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘La Casa de Papel’ é ruim, mas é bom

A série da Netflix 'La Casa de Papel' não precisava ter chegado até aqui, mas já que chegou, precisamos ver o desenrolar da história.

porThais Porsch
16 de setembro de 2021
em Televisão
A A
Segunda metade da parte 5 de 'La Casa de Papel'

A segunda metade da parte 5 de 'La Casa de Papel' está prevista para dezembro de 2021. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Não são poucas as séries  que já expiraram o prazo de validade. Histórias que a princípio começaram boas, mas que se perderem ao longo de muitas temporadas em nome de audiência. 13 Reasons Why, Os Simpsons e La Casa de Papel são apenas alguns exemplos que podemos citar.

A verdade é que, na história original, a série espanhola La Casa de Papel era para ter apenas duas partes, com começo, meio e fim – muito bem feitos, por sinal. Porém, nas mãos da Netflix, o seriado já se encontra em sua quinta temporada (dividida entre parte 1, lançada agora em setembro, e parte 2, com previsão para dezembro deste ano). A partir de sua terceira fase, a série parece ter entrado em um looping, dando a sensação de que estamos vendo tudo de novo acontecer: mais um assalto, planos mirabolantes parecidos e apenas alguns assaltantes e reféns novos.

La Casa de Papel não precisava ter chegado até aqui. Porém, para quem acompanhou desde o início, fica difícil desistir tão perto da linha de chegada. A primeira parte da nova temporada inclusive não é ruim, apenas enrolada e querendo deixar tudo para o final.

La Casa de Papel não precisava ter chegado até aqui. Porém, para quem acompanhou desde o início, fica difícil desistir tão perto da linha de chegada.

Diversas perguntas ainda precisam ser respondidas, personagens precisam finalizar seus arcos e algumas respostas ainda não fazem sentido sozinhas. A primeira parte da temporada final soou apenas como uma preparação para o grand finale, que esperamos que realmente seja o último.

Álex Pina, criador da série, sabe muito bem o que faz ao deixar diversos cliffhangers ao final de cada episódio e temporada. A maestria da série está em atiçar nossa curiosidade ao máximo até o segundo final. Até nos frustra, mas nunca nos deixa sem interesse.

O fato é que com seus erros e acertos, é preciso admitir que La Casa de Papel deixa um legado à Netflix e para a produção do streaming como um todo. O seriado foi um experiência estrangeira de incrível sucesso, que possibilitou a produção de diversas outras séries, tanto espanholas como latinas, asiáticas e europeias. A série inclusive fez com que a ficção virasse realidade, com manifestantes pelo mundo saindo às ruas com máscaras de Salvador Dalí para protestar.

La Casa de Papel também foi uma experiência única de novela no streaming. Sim, embora não seja categorizada como tal, ela tem todos os requisitos de uma novela: o drama exacerbado, as paixões flamejantes e o hábito de sempre deixar um gancho a cada final de episódio para o próximo capítulo. Goste ou não, o seriado espanhol mais famoso de todos os tempos já fez história antes de terminar.

https://www.youtube.com/watch?v=pK1cWze6ozY

Tags: Álex PinaCrítica de SérieLa Casa de Papel parte 5NetflixReview

VEJA TAMBÉM

Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.
Cinema

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.
Televisão

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Imagem: Divulgação.

‘Sharon Van Etten & The Attachment Theory’ abre uma nova fresta emocional em meio ao caos

15 de dezembro de 2025
Jacob Elordi dá vida ao Frankenstein de Guillermo del Toro. Imagem: Bluegrass Films / Divulgação.

‘Frankenstein’ de Del Toro verte humanidade

12 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Imagem: Jafar Panahi Film Productions / Divulgação.

Jafar Panahi e os cárceres que carregamos em ‘Foi Apenas um Acidente’

9 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.