• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Segundo Sol’ leva axé ao horário nobre

Releituras de clássicos do axé marcam a trilha sonora da primeira semana de 'Segundo Sol', nova novela das nove da Rede Globo.

porTaiany Gonçalves
19 de maio de 2018
em Televisão
A A
'Segundo Sol' leva axé ao horário nobre

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O destaque na semana de estreia do novo folhetim das nove, Segundo Sol, foi a sua trilha musical. Ambientada na Bahia, a novela resgata alguns sucessos do axé em novas versões e nas vozes de cantores que fazem grande sucesso na atualidade.

Já em algumas chamadas anteriores à estreia, era possível perceber que a direção apostaria mesmo nas releituras musicais para a trilha sonora da trama. A música “Swing da Cor”, famosa na voz de Daniela Mercury, apareceu em uma versão em inglês – “Swing all the Colors”, confira no vídeo abaixo – feita especialmente para a novela pela I Koko, uma dupla de DJs. Em outras chamadas, era possível ver “O Mais Belo dos Belos”, do Ilê Aiyê – primeiro bloco afro do Brasil, na voz de Alcione.

A trilha sonora funciona, portanto, como um elemento simbólico de identificação cultural.

O primeiro capítulo retrata o carnaval baiano de 1999. As primeiras cenas trazem imagens reais, com “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury, ao fundo. Em seguida, Beto Falcão (Emílio Dantas), o protagonista da novela, sobe no trio elétrico para realizar seu show. Inicia cantando seu hit, “Axé Pelô”, mas logo para por não ter nenhum público. Na sequência, têm-se as seguintes músicas embalando o carnaval: “Milla”, de Netinho, e “Chame gente”, de Armandinho, Dodô e Osmar.

Nada de diferente até então, já que o que se retrata nos primeiros momentos é o famoso Carnaval de Salvador. É esperado, portanto, que esse estilo musical predomine nessas cenas. Mas o carnaval acaba, e as músicas do axé music não. O que se viu nas chamadas começa a aparecer e se destacar.

“Beleza Rara”, conhecida na voz de Ivete Sangalo, ganhou uma nova versão na voz do cantor de pagode Thiaguinho e aparece como fundo para as imagens da ilha de Boiporã. “Me Abraça, Me Beija”, também sucesso com Ivete, ficou ainda mais romântica com Anavitória. Não por acaso é tema do casal Beto/Miguel (Emílio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli). Outra canção que embala o romance dos dois é “Baianidade Nagô”, da Banda Mel, que foi repaginada com Maria Gadú.

Ainda é aguardado para os próximos capítulos “Vem Meu Amor”, da Banda Eva, na voz de Wesley Safadão; “Mal Acostumado”, originalmente da banda Ara Ketu, ao som da dupla Simone e Simaria, e “Beija-Flor”, do Timbalada, regravado por Johnny Hooker.

A música “Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê”, composta por Caetano Veloso, em 1982, também apareceu, e, embora não seja um axé, faz uma enorme reverência ao bloco baiano Ilê Aiyê.

Outra menção sonora à Bahia e que estará presente em todos os dias na abertura da novela é a releitura de “O Segundo Sol” pelo grupo soteropolitano BaianaSystem, que foi gravada originalmente por Cássia Eller.

O diretor artístico de Segundo Sol, Dennis Carvalho, disse que a ideia era trazer grandes clássicos do Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencial. “Então, reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, regravadas por outros cantores, com arranjos novos”.

Gostos musicais à parte, essas releituras reforçam a baianidade que autor e diretores pretendem transmitir, já que, mesmo em ritmos diferentes, o telespectador vincula as canções ao axé, à Bahia. O modo com que os recursos audiovisuais são conjugados determina a condução da narração e a apresentação desta frente ao público. A trilha sonora funciona, portanto, como um elemento simbólico de identificação cultural.

As novas versões e vozes, por sua vez, vêm para atender a uma nova demanda dos consumidores, já que o axé perdeu espaço no mercado com a ascensão de outros gêneros, como o sertanejo.

Mesmo não sendo as únicas canções presentes na novela, as releituras se destacam por, além de conseguir situar o telespectador no ambiente baiano, serem nostálgicas e atuais ao mesmo tempo. Adaptada ao novo contexto musical, a gloriosa década do axé é reverenciada no horário nobre.

Tags: AxéBahiaBaianaSystembaianidadeDaniela MercuryDennis CarvalhoEmílio DantasGiovanna Antonellihorário nobreIvete SangaloMaria GadúRede Globosegundo soltrilha sonora

VEJA TAMBÉM

Claire Danes e Jared Leto em 'My So-Called Life'. Imagem: ABC Productions / Divulgação.
Televisão

‘My So-Called Life’: a série adolescente perfeita que parece nunca ter existido

25 de fevereiro de 2026
A menor de idade Eloá Pimentel, vítima de um sequestro aos 15 anos. Imagem: Reprodução.
Televisão

‘Caso Eloá: Refém ao Vivo’ revisita um dos piores circos montados pela imprensa brasileira

23 de fevereiro de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Howard Zinn em Nova York, 2008. Imagem: Marc Dalio / Reprodução.

‘A bomba’ revisita Hiroshima para expor a engrenagem moral da guerra moderna

4 de março de 2026
A escritora Manoela Sawitzki. Imagem: Omar Salomão / Divulgação.

Em ‘Filha’, Manoela Sawitzki expõe as feridas na relação entre pai e filha

4 de março de 2026
Josh O'Connor e Paul Mescal dão vida aos personagens da história criada por Ben Shattuck. Imagem: Film4 / Divulgação.

‘A História do Som’ transforma silêncio e música em gesto de amor contido

3 de março de 2026
Autora tem provocado intensos debates na esquerda francesa com sua obra. Imagem: Reprodução.

‘Fazer justiça’ analisa o avanço do punitivismo dentro dos movimentos progressistas

2 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.