• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Desperdício de boas e más correntes em ‘Hellraiser: Revelations’

A identidade da saga de terror 'Hellraiser' foi quase abandonada no filme 'Hellraiser: Revelations', de Victor Garcia.

porWalter Bach
18 de setembro de 2015
em Cinema
A A
Desperdício de boas e más correntes em 'Hellraiser: Revelations'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma viagem inocente para explorar novos cantos e quebrar a monotonia do cotidiano, se entupir de bebidas, sexo e talvez drogas, descobrindo todos os prazeres do mundo. Poderia ser enredo de filme meio adolescente metido a transgressor, se não fosse um personagem aceitar uma caixinha misteriosa que o leva à dimensão onde o prazer ultrapassa seus conceitos.

A premissa pode interessar, mas infelizmente a empolgação para nisso. Em Hellraiser: Revelations, quem atravessa os limites da existência é apenas o personagem, enquanto quem assiste ganha poucas razões para gostar do filme. Vamos abrir esta caixa.

O enredo mostra uma família em conflito, pois os garotos Nico e Steven se envolveram em uma confusão e alguns membros se calam. A mãe de um deles assiste em uma câmera portátil a uma situação em que Nico e Steven se assustam com a presença de um ‘estranho’ cujo rosto está forrado de espinhos, e o vídeo dá a entender que Nico sucumbe às ações deste.

O tal estranho de rosto perfurado é o cenobita Pinhead, anjo para alguns e demônio para outros, segundo a definição do Pinhead lá do primeiro filme da saga Hellraiser, final da década de 80. Com muita insistência e furto de câmera, Emma – irmã de Steven que estava saindo com Nico – assiste ao vídeo e descobre mais sobre o que a família não discute, talvez por não compreender ou não saber como lidar, ou mistura de ambos.

O ritmo perde força com flashbacks excessivos e uma narração visual muito lenta, faltando pouco para o excessivo núcleo de personagens perder mais tempo brigando entre si do que descobrir algo.

É justo na história e na forma como ela é contada que Hellraiser Revelations deixa a desejar. Os méritos ficam evidentes nos primeiros minutos, pois o filme ambienta a saga em nossa época com uma boa produção visual, principalmente nas cenas gore que também caracterizam o terror da franquia.

Mas é só isso. O ritmo perde força com flashbacks excessivos e uma narração visual muito lenta, faltando pouco para o excessivo núcleo de personagens perder mais tempo brigando entre si do que descobrir algo. Quando se esclarece o contato do cenobita (que tem uma equipe pífia quando comparada a dos filmes anteriores) com os garotos, o filme traz um pouco da identidade da franquia: personagens em busca de prazer extremo o encontram sem ideia do custo real desse gozo. Mas depois isso se reduz a um adolescente berrando idiotamente com uma arma nas mãos perante a família e adeus hedonismo extremo.

Até o cenobita Pinhead apanhou. Não foi Douglas Bradley quem interpretou a besta amoral que virou ícone da franquia, mas isso poderia aborrecer menos se o novo Pinhead fosse mais ameaçador, pois o porte e a expressão facial deste atual não convencem. Aliás, a voz também incomoda porque faltou o vocabulário trash imponente do seu antecessor. Nada de frases memoráveis feito “your suffering will be legendary even in hell” (Seu sofrimento será lendário até no inferno), ou a mais “famosa” vociferada no primeiro filme: “We’ll tear your soul apart” (“Nós vamos destruir sua alma).

Que fosse uma inocente para os padrões da saga: “no tears, please. That’s a waste of good suffering” (sem lágrimas, por favor. Isso é desperdício de um bom sofrimento). Faltou transmitir a sensação de que o filme tenha um jeito mais ‘seu’, sobrou uma tentativa monótona de adicionar uma história extra à adaptação da obra de Clive Barker. Isso é desperdício de boas e de más correntes.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaClive BarkerfranquiaHellraiserHellraiser RevelationsterrorVictor Garcia

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.