• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Desperdício de boas e más correntes em ‘Hellraiser: Revelations’

A identidade da saga de terror 'Hellraiser' foi quase abandonada no filme 'Hellraiser: Revelations', de Victor Garcia.

porWalter Bach
18 de setembro de 2015
em Cinema
A A
Desperdício de boas e más correntes em 'Hellraiser: Revelations'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma viagem inocente para explorar novos cantos e quebrar a monotonia do cotidiano, se entupir de bebidas, sexo e talvez drogas, descobrindo todos os prazeres do mundo. Poderia ser enredo de filme meio adolescente metido a transgressor, se não fosse um personagem aceitar uma caixinha misteriosa que o leva à dimensão onde o prazer ultrapassa seus conceitos.

A premissa pode interessar, mas infelizmente a empolgação para nisso. Em Hellraiser: Revelations, quem atravessa os limites da existência é apenas o personagem, enquanto quem assiste ganha poucas razões para gostar do filme. Vamos abrir esta caixa.

O enredo mostra uma família em conflito, pois os garotos Nico e Steven se envolveram em uma confusão e alguns membros se calam. A mãe de um deles assiste em uma câmera portátil a uma situação em que Nico e Steven se assustam com a presença de um ‘estranho’ cujo rosto está forrado de espinhos, e o vídeo dá a entender que Nico sucumbe às ações deste.

O tal estranho de rosto perfurado é o cenobita Pinhead, anjo para alguns e demônio para outros, segundo a definição do Pinhead lá do primeiro filme da saga Hellraiser, final da década de 80. Com muita insistência e furto de câmera, Emma – irmã de Steven que estava saindo com Nico – assiste ao vídeo e descobre mais sobre o que a família não discute, talvez por não compreender ou não saber como lidar, ou mistura de ambos.

O ritmo perde força com flashbacks excessivos e uma narração visual muito lenta, faltando pouco para o excessivo núcleo de personagens perder mais tempo brigando entre si do que descobrir algo.

É justo na história e na forma como ela é contada que Hellraiser Revelations deixa a desejar. Os méritos ficam evidentes nos primeiros minutos, pois o filme ambienta a saga em nossa época com uma boa produção visual, principalmente nas cenas gore que também caracterizam o terror da franquia.

Mas é só isso. O ritmo perde força com flashbacks excessivos e uma narração visual muito lenta, faltando pouco para o excessivo núcleo de personagens perder mais tempo brigando entre si do que descobrir algo. Quando se esclarece o contato do cenobita (que tem uma equipe pífia quando comparada a dos filmes anteriores) com os garotos, o filme traz um pouco da identidade da franquia: personagens em busca de prazer extremo o encontram sem ideia do custo real desse gozo. Mas depois isso se reduz a um adolescente berrando idiotamente com uma arma nas mãos perante a família e adeus hedonismo extremo.

Até o cenobita Pinhead apanhou. Não foi Douglas Bradley quem interpretou a besta amoral que virou ícone da franquia, mas isso poderia aborrecer menos se o novo Pinhead fosse mais ameaçador, pois o porte e a expressão facial deste atual não convencem. Aliás, a voz também incomoda porque faltou o vocabulário trash imponente do seu antecessor. Nada de frases memoráveis feito “your suffering will be legendary even in hell” (Seu sofrimento será lendário até no inferno), ou a mais “famosa” vociferada no primeiro filme: “We’ll tear your soul apart” (“Nós vamos destruir sua alma).

Que fosse uma inocente para os padrões da saga: “no tears, please. That’s a waste of good suffering” (sem lágrimas, por favor. Isso é desperdício de um bom sofrimento). Faltou transmitir a sensação de que o filme tenha um jeito mais ‘seu’, sobrou uma tentativa monótona de adicionar uma história extra à adaptação da obra de Clive Barker. Isso é desperdício de boas e de más correntes.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaClive BarkerfranquiaHellraiserHellraiser RevelationsterrorVictor Garcia

VEJA TAMBÉM

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.
Cinema

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.
Cinema

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.