• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Sem Evidências’ é anti-thriller

Baseado em fatos reais, 'Sem Evidências' reconstitui um crime ocorrido em uma pequena cidade do Arkansas.

porPaulo Camargo
24 de julho de 2014
em Cinema
A A
Sem Evidências, de Atom Egoyan

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A grande qualidade de Sem Evidências, filme dirigido pelo canadense, nascido no Egito em família de origem armênia, Atom Egoyan (de O Doce Amanhã), é ser um antithriller hollywoodiano, sem direto a revelações catárticas, punições exemplares ou a um desfecho redentor, que lave a alma do espectador.

Baseado em fatos reais, o longa-metragem reconstitui um crime ocorrido em uma pequena cidade do Arkansas, no sul dos Estados Unidos: em maio de 1993, três adolescentes foram acusados pelo assassinato brutal de três meninos que passeavam de bicicleta em um bosque da localidade. Pesava contra os réus o fato de participarem de rituais de magia negra e serem aficionados por heavy metal, além de depoimentos obtidos de forma muito duvidosa pela polícia, ansiosa por esclarecer um caso que gerou enorme comoção popular.

Pré-julgados pela opinião pública antes de uma sentença formal, os rapazes contaram com a solidariedade de um investigador (Colin Firth, de O Discurso do Rei), que se desdobrou em esforços para evitar que fossem condenados à pena de morte injustamente.

O filme defende a tese de que a verdade é um mero detalhe quando a narrativa oficial entra em consonância com as expectativas da população, que em um caso como esses quer ver ser aplicada, sem piedade, a lei do olho por olho, dente por dente.

O filme defende a tese de que a verdade é um mero detalhe quando a narrativa oficial entra em consonância com as expectativas da população.

A única envolvida que acaba tendo suas convicções abaladas pelas dúvidas em torno da autoria do crime é a mãe de uma das crianças assassinadas (Reese Whiterspoon, de Johnny & June) – há tantos indícios de irregularidades nas investigações, suspeitas de que outras pessoas, inclusive parentes das vítimas, estejam envolvidos no caso, que ela tenta, mas não consegue, mudar o rumo do julgamento. Não lhe é dado o direito de ter dúvidas.

Egoyan talvez frustre as expectativas de quem vai ao cinema em busca de histórias prontas, que não dão margem a inquietações ou questionamentos: ele investe em um registro híbrido, que mistura drama, mistério e filme de tribunal, sem se colocar em qualquer momento como dono da verdade. Ele assume sua dúvida de forma muito evidente, e isso talvez explique as opi­niões divididas em relação ao filme, uma obra imperfeita, mas à qual não se consegue ficar indiferente. Lembra Os Suspeitos, de seu conterrâneo Dennis Villeneuve, porém menos vigoroso, talvez por ter a vida real, e todas as suas contradições, como substrato.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Atom EgoyanCinemaO Doce AmanHãReese WhiterspoonSem Evidências

VEJA TAMBÉM

Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.
Cinema

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.
Cinema

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.