• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

Paranoia, alteridade e política no cinema de horror

Coluna discute narrativas de horror que se aproximam do cenário político atual brasileiro.

porRodolfo Stancki
23 de março de 2016
em Espanto
A A
Paranoia, alteridade e política no cinema de horror

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

As produções culturais catalisam preocupações do mundo contemporâneo. Entre 1950 e 1970, a paranoia com o avanço do comunismo em territórios norte-americanos gerou um ciclo intenso de obras do cinema de horror. Filmes como Vampiros de Almas (1956), O Planeta Proibido (1956) e Os Invasores de Marte (1953) refletem os anseios de uma sociedade que se sentia à beira de uma invasão política e cultural dos soviéticos.

Olhar para esses títulos hoje pode trazer uma estranha sensação de familiaridade. Nessas narrativas, o inimigo é sempre próximo, quando não é uma projeção do imaginário. Pessoas em quem confiamos facilmente podem ter sido corrompidas, trocadas por réplicas com opiniões inaceitáveis e comportamentos indesculpáveis.

De um modo geral, o horror sempre representa o monstro como o outro. O deformado, o nativo e o estranho são características recorrentes das ameaças nessas tramas. Na literatura de H. P. Lovecraft, o perigo está nas etnias não brancas. Negros, indígenas e povos primitivos conjuram demônios, escrevem rituais proibidos e profanam tumbas de deuses raivosos. Não é por acaso que o autor foi amplamente acusado de racismo posteriormente. Tal interpretação de seus contos, porém, é anacrônica. A representação de seus personagens é fruto de uma experiência social bastante particular que reflete uma vida de enclausuramento do escritor.

Como as polarizações políticas extremistas, essas narrativas de horror não exercitam bem a alteridade. Os personagens são opacos, vazios e sem complexidade.

De qualquer forma, há uma grande diferença no olhar lovecraftiniano da ameaça para o do ciclo de paranoia anticomunista nos Estados Unidos. Isso porque o medo cósmico de Lovecraft vem do desconhecido. O perigo no horror da década de 1950 é o próximo, que conspira contra o status quo socialmente estabelecido.

Como as polarizações políticas extremistas, essas narrativas de horror não exercitam bem a alteridade. Os personagens são opacos, vazios e sem complexidade. Falta uma dimensão de que o perigo é o próprio modelo de convivência do eu com o outro.

Um episódio da primeira temporada de Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959) é particularmente interessante para problematizar essas crises de alteridades. Trata-se de “O Monstro da Rua Marple”, que mostra uma comunidade que é assolada pela suposta presença de uma criatura. O único que alega ter visto a criatura é um menino de dez anos. Quando a luz da região acaba, os moradores entram em pânico e passam a acusar uns aos outros de serem o tal monstro.

Com o passar dos acontecimentos, os personagens se voltam novamente para o garoto, que revela que tira suas conclusões sobre um suposto perigo dos gibis de ficção científica que coleciona. A última cena mostra dois alienígenas observando os moradores da Rua Marple se destruírem. Um deles comenta, em seguida, que a humanidade pode se enfraquecer, brigar e caminhar rumo ao apocalipse por causa de luzes apagadas e falsas informações. Assustador, como o momento em que vivemos no Brasil.

Tags: Além da ImaginaçãoCinema de HorrorH. P. LovecraftHorrorO Monstro da Rua MarpleOs Invasores de MarteParanoiaPlaneta ProibidopolíticaThe Twilight ZoneVampiros de Almas

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Show no Brasil integra celebração aos 30 anos de 'The Blue Album'. Imagem: Sean Murphy / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Weezer

29 de outubro de 2025
Nome marcante do indie britânico, Bloc Party vem ao país 13 anos após última passagem. Imagem: Emily Marcovecchio / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Bloc Party

29 de outubro de 2025
Mogwai retorna pela quarta vez ao Brasil. Imagem: Steve Gullick / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Mogwai

29 de outubro de 2025
Quarteto japonês mostrará ao público a energia que as catapultou à fama global. Imagem: Mayumi Hirata / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Otoboke Beaver

29 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.