• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Entre Cercas’: A ilegalidade do habitar – Olhar de Cinema

'Entre Cercas' enquadra uma realidade cruel e desumana: não deveríamos ser separados por cercas que delimitam onde podemos vivenciar nossas experiências.

porAline Vaz
12 de junho de 2016
em Cinema
A A
Entre Cercas

Cena de 'Entre Cercas'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O longa-metragem Entre Cercas é um documentário sobre o encontro de Avi Mograbi e Chen Alon com refugiados em Israel. Eles oferecem oficinas de teatro aos refugiados que vivem na detenção de Holot. Neste lugar eles esperam a resolução de suas permanências ou não no país; eles podem caminhar pela região do deserto, mas não podem ir para o centro: lugar onde eles relatam sofrer preconceito racial. Há uma chamada três vezes ao dia, os refugiados que não respondem são enviados para outra prisão a qual são mantidos em cárcere por determinado tempo, conforme a condenação.

Para os refugiados, Holot não se distingue do modelo de prisão convencional, alí eles só tem um espaço maior, mas também não são livres. Eles questionam onde poderão ser livres; não há liberdade em lugar algum. Alguns relatam viverem em Holot por sete anos. Israel não aceita os refugiados e não resolve suas situações, eles passam a viver em um espaço sem identidade, não se vive em algum lugar, não são, apenas estão em lugar nenhum, entre fronteiras, entre medos e expectativas.

Nas oficinas de teatro os refugiados interpretam situações que vivem como cidadãos ilegais, eles revivem emoções e expõem seus conflitos, interpretam também o outro, os soldados, os israelenses.

Nas oficinas de teatro os refugiados interpretam situações que vivem como cidadãos ilegais, eles revivem emoções e expõem seus conflitos, interpretam também o outro, os soldados, os israelenses; interpretam e questionam regimes autoritários, desejam democracia e esperam por um lugar que possam exercer suas identidades. A câmera de Avi Mograbi registra as interpretações e permite que possamos compreender e possuir conflitos de exclusão geográfica que interferem nos modos de vivenciar o mundo e seus (des)afetos.

Entre Cercas enquadra uma realidade cruel e desumana, não deveríamos ser separados por cercas que delimitam onde podemos vivenciar nossas experiências. A apropriação de espaços, o habitar como modo de possuir e compreender o mundo, deve ser um direito de todos. Infelizmente, burocratizaram a vida, pois pertencer a um espaço é poder viver, o que nem sempre nos é permitido; limitam os passos e destroem as possibilidades de encontros com o outro, com nós mesmos.

Entre Cercas tem mais uma exibição. Domingo, às 21h, no Cineplex Batel.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Avi MograbiCrítica de CinemaEntre CercasExibições EspeciaisOlhar de CinemaRefugiados

VEJA TAMBÉM

Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.
Cinema

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Joel Edgerton interpreta Robert Grainier nesta adaptação da obra de Denis Johnson. Imagem: Kamala Films / Divulgação.
Cinema

‘Sonhos de Trem’ transforma a paisagem em memória e ruína

18 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Jeremy Allen White segue entregando grandes atuações na série. Imagem: FX Productions / Divulgação.

Na quarta temporada, ‘O Urso’ reencontra seu eixo entre ambição e simplicidade

20 de dezembro de 2025
Juliana Belo Diniz desafia o biologicismo e recoloca o sofrimento mental em seu contexto humano. Imagem: Juliana Veronese / Divulgação.

‘O que os psiquiatras não te contam’ e a urgência de devolver complexidade à saúde mental

19 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.