• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Pandemia ameça o futuro do teatro brasileiro

Previsão de especialistas indica possível apagão na produção cênica brasileira, incluindo possibilidade de fechamento de muitos espaços dedicados à produção teatral.

porBruno Zambelli
30 de julho de 2021
em Teatro
A A
Pandemia ameça o futuro do teatro brasileiro

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

“Se todas as artes e todos os teatros, e os próprios Mundos, precisam de uma fé para viver, podemos dizer que a religião do real e da experiência não é razão suficiente para existir.”
Antonin Artaud

O atual Secretário Especial de Cultura, Mario Frias, anda sempre aprontando das suas. A última foi o ataque a uma publicação nas redes sociais do Museu da Língua Portuguesa por conta do uso da expressão “todes”. Como cantou o maestro Tom Jobim: é a lama, é a lama.

Nos palcos, a má notícia da semana para os grupos de teatro e profissinais envolvidos com a produção cênica nacional foram as previsões a respeito da reabertura futura dos espaços, com datas estabelecidas em alguns estados e cidades do país.

A crise econômica, segundo especialistas, será o maior dos entraves na volta do público aos teatros. Segundo economistas, as salas de teatro, diferente das salas de cinema, por exemplo, dependem de uma quantidade muito maior de profissionais e colaboradores e, em contrapartida, contam com um número de lugares para espectadores bem inferior.

Na média, as salas de espetáculo possuem 30 por cento a menos de lugares do que as salas dedicadas a exibição de filmes, muitas delas cravadas em enormes shopping centers. Ainda segundo previsões, as adequações às novas normas sanitárias impostas pela pandemia custarão valores significativos, além de limitarem o número de espectadores.

As adequações às novas normas sanitárias impostas pela pandemia custarão valores significativos, além de limitarem o número de espectadores.

Somente essas duas condições citadas a serão acima esponsáveis pelo fechamento de centenas de salas de teatro e pelo fim de atividade de milhares de grupos de teatro, circo e dança em todo o Brasil. Se levarmos em conta apenas as previsões, tomando-as como certeza, poderíamos certamente decretar um dos períodos mais complicados para a produção cultural do país, principalmente para as que se desenvolvem nos palcos, nas ruas ou nas pequenas brechas do dia-a-dia.

No entanto, nem tudo é tão cinza que não possa se encher de cor. O que não calculam as estastíscas, e não enxergam as previsões é que, assim como o sertanejo, o artista brasileiro também é, antes de tudo, um forte, e que, além de acostumado a lidar com a impossibilidade, ele sabe lutar por seus direitos, exigir respeito e tranformar o pesadelo em sonho através da coragem que só invade o peito daqueles que se recusam a morrer por antecipação e a viver de joelhos.

É preciso desafiar a razão, enfrentar a lógica, duvidar da certeza. A realidade não pode servir de arreio. As previsões, do alto de suas certezas, fecha os olhos, por exemplo, à solidariedade que existe entre grupos, profissionais e público. Não calculam, as estatisticas, o peso de cada gota de lágrima derramada em nome e em defesa de um espetáculo. Não sabem, por fim, os pobres homens que vivem acordados, que o sonho é combustível imprescindível pra se manter acordado diante da vida.

Tags: Artes Cênicascrise na CulturaMario FriasPandemiaTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'LUX' é o quarto álbum da cantora catalã. Imagem: Divulgação.

‘LUX’ é um salto de fé sonoro de Rosalía que desafia o ouvido e ilumina o caos

21 de novembro de 2025
Marjorie Estiano interpreta a protagonista Ângela Diniz. Imagem: Conspiração Filmes / Divulgação.

‘Ângela Diniz: Assassinada e Condenada’ reabre um caso e expõe o país

19 de novembro de 2025
Keanu Reeves e River Phoenix revivem a Pietà de Michelangelo em 'Garotos de Programa'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Garotos de Programa’, de Gus Van Sant, é um marco no cinema queer

18 de novembro de 2025
Kevin Bacon encarna Hub Halloran, um caçador a serviço do demônio. Imagem: Amazon Studios / Divulgação.

‘Caçador de Demônios’ falha em sustentar seu próprio enredo

17 de novembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.