• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Santidade sob medida

porFrancisco Mallmann
4 de agosto de 2015
em Teatro
A A
Foto: Jornal do Santa Cândida

Foto: Jornal do Santa Cândida

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em junho deste ano, o jornalista José Carlos Fernandes publicou um perfil de Edvan Ramos da Silva (leia aqui), um antiquarista que trabalha em Curitiba e pesquisa a história de Maria da Conceição Bueno, dona de uma trajetória que se consolidou quase como sendo mítica e, por isso, distante de ser uma narrativa rígida e austera. As colocações de Silva, que se tornarão livro, ao que consta, parecem legitimar uma desconfiança geral: a possível sagração de Maria Bueno não se dá por motivos alinhados a uma moralidade que contempla os bons costumes e condutas ligadas ao catolicismo. Não, Maria Bueno não é a “moça bonita, injustiçada, vitimada e resignada”, somente. O embranquecimento que fazem dela aniquila parte crucial da história: o fato de ser ex-escrava (da camada mais modesta “sem posses, sem família e sem instrução básica”), a presença em terreiros de umbanda e a significação que tinha para a comunidade negra “recém-liberta” são todas coisas deixadas de lado (inclusive com o desaparecimento de registros e documentos) na criação de uma “santinha curitibana”.

A figura de Maria Bueno surge acompanhada de uma singularidade exatamente porque é alheia às normas: filha de escravos, “uma mulher só, madura, livre, envolvida com alguém de sua escolha” no cenário urbano curitibano (se o conservadorismo e moralismo matam atualmente parece ser pouco provável que fossem fenômenos menos danosos em 1893). Foi brutalmente assassinada por Ignácio José Diniz, um soldado com quem namorou. O questionamento “Maria Bueno: puta ou santa?” se tornou a questão principal, parecendo indicar as únicas duas possibilidades a uma mulher, ou é puta ou é santa – jamais as duas coisas, jamais outras coisas.

A montagem de Maria Bueno, escrita e dirigida por João Luiz Fiani (nomeado o novo secretário de cultura do estado do Paraná há um mês) se apresenta bastante redutora frente às tantas discussões que essa mulher evoca. Supostamente criada “sem a intenção de tomar um partido”, a peça é absolutamente partidária e, a todo o momento, revela a posição de que se fosse puta, Maria Bueno jamais seria a “nossa santinha”.

“A quem interessa a criação de uma santinha-curitibana tão afastada do universo popular do qual pertence Maria Bueno?”

A personalidade de uma Maria branca, sofredora, vitimada e crente surge em contraste com a presença de “monstros” que se fizeram presentes na vida dessa “boa moça” – relações de poder que parecem sempre culminar no potencial bondoso que tem a “santa”. A encenação lembra um júri simulado escolar de Dom Casmurro em que a discussão é se Capitu traiu ou não Bentinho – nesse caso, o julgamento de Ignácio José Diniz é compartilhado com a plateia.

Mesmo que sejam precisas algumas informações, parece haver um desconhecimento sobre a figura, o que resulta em uma produção que exalta Maria Bueno por motivos contrários aos que a fizeram se tornar quem é. Ainda que se trate de uma obra ficcional, ainda que se trate de um processo criativo que assume recursos “interpretativos” e recortes específicos: é exatamente essa a questão. A quem interessa a criação de uma santinha-curitibana tão afastada do universo popular do qual pertence Maria Bueno? A quem interessa uma santa dos pinheirais descaracterizada e afastada das suas especificidades, negando a cor da pele, a representatividade e a expressividade de ser mulher, livre, independente e – por que não – puta?

SERVIÇO

Maria Bueno
Quando: 10/7 a 30/08, Sextas e Sábados, às 21h; Domingos, às 19h
Onde: Teatro Lala Schneider, R. Treze de Maio, 629, Centro, Curitiba
Quanto: Sextas: R$ 30 (½ entrada: R$ 15) Sábados e domingos: R$ 40 (½ entrada: R$ 20)


(Recebi um e-mail semana passada que questionava o fato de não haver nesse espaço textos sobre peças que estão em cartaz na cidade, mas não são daqui. Explico: a produção desta coluna tem sido sobre o teatro local. Por enquanto, é possível produzir um texto por semana sobre peças de Curitiba – ainda que em algumas semanas não exista nada “novo” em cartaz e, no entanto, em outras um número bastante grande de coisas para ver. Tento ir a “tudo”. Nem sempre é possível. Seguimos!)

Tags: Crítica TeatralJoão Luiz FianiLala SchneiderMaria BuenoTeatroTeatro Curitibanoteatro paranaense

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.