• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

Produtivo cineasta por trás de 'Godzilla', Ishirô Honda deixa de lado o horror, mas não abandona o imaginário kaiju, em obra sobre uma invasão alienígena com alegorias ao cenário político-internacional do Japão.

porRodolfo Stancki
23 de março de 2022
em Espanto
A A
'Os Bárbaros Invadem a Terra' é ficção científica 'puro-sangue' de Ishirô Honda

Cena do filme 'Os Bárbaros Invadem a Terra'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Um ano após a estreia de Rodan – O Monstro do Espaço (1956) nos cinemas japoneses, Ishirô Honda se preparava para lançar seu épico de ficção científica mais ambicioso até então. Os Bárbaros Invadem a Terra (1957) foi um dos três títulos dirigidos pelo cineasta para a Toho em 1957.

O projeto se destacou das demais obras do diretor por deixar o horror um pouco de lado e dar espaço a uma trama sobre invasão alienígena. Segundo Steve Ryfle e Ed Godziszewski, biógrafos de Honda, o desejo dele era criar uma legítima ficção científica. Quase uma resposta a Hollywood, que naquela década havia lançado títulos como Guerra dos Mundos (1953), Invasores de Marte (1953) e A Invasão dos Discos Voadores (1956). O estúdio inclusive contratou um escritor especializado no gênero para desenvolver o roteiro.

A trama acompanha um grupo de cientistas e militares que tentam impedir os planos de uma civilização chamada de misterianos. Prestes a desaparecer por causa de um apocalipse no seu próprio planeta, os invasores chegam à Terra para procriar com mulheres humanas e estender um domínio territorial sobre o Japão.

O aspecto sombrio do argumento contrasta fortemente com o colorido da direção de arte e os imaginativos efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. Uma das imagens mais memoráveis de Os Bárbaros Invadem a Terra é o modo como a invasão alienígena se anuncia sobre o público, com o ataque de um gigantesco robô, que se assemelha a uma toupeira, chamado Moguera.

Diferentemente dos trabalhos anteriores de Honda, existe aqui uma preocupação com política internacional que seria um dos temas recorrentes das demais produções do diretor.

A presença da criatura, que age como um monstro gigante, caracteriza o filme como uma narrativa kaiju – ainda que bem estranha. Isso porque a ameaça é derrotada depois de 20 minutos de projeção para nunca mais ser vista na trama. Moguera faria uma participação, décadas mais tarde, no filme Godzilla Vs. SpaceGodzilla (1994), e passou a ser uma referência entre o público do segmento.

Ryfle e Godziszewski avaliam que, diferentemente dos trabalhos anteriores de Honda, existe aqui uma preocupação com política internacional que seria um dos temas recorrentes das demais produções do diretor. Menos de um ano antes, o Japão havia entrado nas Nações Unidas e, ainda que o mundo caminhasse para um novo conflito entre Rússia e Estados Unidos, havia um otimismo no país sobre a colaboração entre os países.

O final de Os Bárbaros Invadem a Terra é, inclusive, uma alegoria à importância do diálogo entre os países. Somente com a colaboração de diferentes nações é que os exército japonês consegue derrotar os misterianos.

Primeiro título da Toho a ser rodado em formato anamórfico, usando uma tecnologia chamada de Tohoscope. Chegou ao Brasil em outubro de 1959. A cotação da crítica no jornal Correio Paulistano avaliava o longa-metragem como “bom”. Os efeitos visuais de Tsuburaya eram o grande destaque do texto, que os descreviam como “de uma impressionante realidade”.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinema KaijuFicção Científicafilme de monstro giganteGodzillaIshirô Hondakaijumonstro giganteOs Bárbaros Invadem a TerraThe MysteriansToho

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.