No último sábado, 5, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) deu início à 2ª Mostra do 32º Programa de Exposições 2022. Consolidado no calendário artístico nacional, o edital público anual é um dos dispositivos mais importantes de estímulo às artes visuais.
Nesta edição, 9 artistas brasileiros, juntamente a alguns convidados, apresentam recortes individuais de suas produções. Eles foram selecionados por uma comissão julgadora, da qual fizeram parte Beatriz Lemos, Renata Felinto, Vânia Leal, Sylvia Monasterios e Maria Adelaide Pontes.
Vale ressaltar que a equipe curatorial foi composta por pesquisadores com importante atuação no setor. Beatriz Lemos, por exemplo, é curadora adjunta do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, e Sylvia Monasterios, artista venezuelana residente no Brasil, integrante do Núcleo de Artes Visuais do CCSP.
Juntas, essa equipe avaliou 1340 projetos inscritos. Um dos principais objetivos desse trabalho é trazer um repertório dos pensamentos contemporâneos que surgem no campo das artes visuais, de modo a criar relações entre artistas em fase inicial de carreira e outros que já sejam nomes consagrados.
Desde 1990, ano da primeira edição do Programa de Exposições CCSP, mais de 1000 artistas de todas as regiões do país já expuseram seus trabalhos. Destes, muitos conseguiram se tornar nomes relevantes da arte, seja em âmbito nacional ou internacional.
Por esta razão, o caráter do trabalho de seleção sempre preza por apostar em novos nomes de diferentes correntes artísticas contemporâneas, atuando firme para evidenciar e impulsionar suas trajetórias.
Conheça os artistas da 2ª Mostra do 32º Programa de Exposições CCSP
Até o próximo dia 26 de fevereiro de 2023, o público que passar pelo Piso Caio Graco, um dos dois setores expositivos do CCSP, poderá acompanhar trabalhos interessantes de artistas expoentes.
Rosana Paulino estará presente com Biografia de uma obra, conjunto artístico que sublinha seus processos artísticos trabalhados em peças como “Parede da Memória” e na série Geometria à Brasileira. Dora Longo Bahia exibirá Minas, conjunto de trabalhos que conectam o espectador a cenários de guerra e conflito armado, cuja presença é marcada por mulheres.
Até o próximo dia 26 de fevereiro de 2023, o público que passar pelo Piso Caio Graco poderá acompanhar trabalhos interessantes de artistas expoentes.
Camila Soato leva ao CCSP uma série composta por 20 pinturas em que a linguagem satírica dá o tom. Juliana de Oliveira reúne música e pintura, exibindo a interseccionalidade destas linguagens como modo de construção da presença jovem, negra e periférica em instituições culturais.
Lia Mae D Castro apresentará o resultado de sua pesquisa mais recente, na qual utiliza a prostituição como ferramenta de trabalho e investigação. Marcelino de Melo Gadi, o Nenê, apresenta Quebradinha, esculturas em miniatura feitas à mão, utilizando materiais reciclados, na tentativa de reproduzir a vida periférica.
Marjô Mizumoto leva ao CCSP quatro pinturas que orbitam a desmistificação sobre outras culturas. Mulambö, por sua vez, questiona o hino nacional, que ao preço da morte celebraria e garantiria uma pretensa harmonia e união.
A artista indígena aymara Natali Mamani, imigrante boliviana radicada em São Paulo, contará a história da criação do mundo andino, oferecendo uma nova representação de seus principais simbolismos. Rogério Vieira, outro nome da 2ª Mostra, reforçará o debate acerca da violência policial sofrida pelas periferias e favelas brasileiras, principalmente a população negra.
Rose Afefé dará ênfase à valorização dos saberes tradicionais, que defende ser o que nos compõem e são o barro que molda os caminhos para a resistência da comunidade e suas práticas. Por fim, o artísta Xadalu Tupã Jekupé mostrará ao público os dilemas contemporâneos que aterrorizam as populações indígenas, especialmente a exploração e o roubo do solo.
SERVIÇO | 2ª Mostra do 32º Programa de Exposições 2022 CCSP
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP), R. Vergueiro, 1000 | Paraíso, São Paulo/SP;
Quando: de 5 de novembro de 2022, a 26 de fevereiro de 2023; de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h;
Quanto: Entrada gratuita; não é necessário retirar ingressos.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do CCSP.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.