Com o novo governo, a produção cultural no Brasil está em um caminho de crescimento. E é fato que as mulheres têm cada vez mais destaque na economia criativa do país, seja na própria elaboração de iniciativas culturais, nas funções técnicas e em todo tipo de atividade de produção.
É neste contexto que a plataforma LAB Criação lança a segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes, um curso virtual gratuito com foco na formação para a gestão de projetos socioculturais. As inscrições podem ser feitas no site até o fim de fevereiro, e o curso ocorrerá entre março e abril de 2023.
O curso é destinado a pessoas com ou sem experiência na área cultural, e será fornecido por meio de videoaulas e webinários. É importante ressaltar que, embora tenha como foco as mulheres, o curso também está aberto a homens. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como intérprete de libras e uso de audiodescrição.
Uma iniciativa com foco em Curitiba
O projeto é aberto a interessadas e interessados de todo o país, mas tem como um dos eixos a cidade de Curitiba. A capital do Paraná não foi escolhida por acaso: trata-se de um grande polo de eventos culturais, como a Oficina de Música e o Festival de Teatro.
A ideia é instrumentalizar as mulheres para que possam concorrer com projetos culturais que fazem uso de recursos públicos, o que também contribui para a emancipação profissional delas.
Ainda assim, há uma lacuna a ser preenchida nesse setor. Chimeni Maia, uma das idealizadoras do LAB Criação, observa que faltam ainda políticas de acesso à formação das produtoras culturais. “Facilitar o acesso à capacitação de novas profissionais no mercado é abrir caminho para que mulheres possam atuar cada vez mais em produções artísticas em sua cidade”, explica.
Além de Curitiba, também contam com articulação local a vizinha São José dos Pinhais (PR) e os municípios de Registro (SP) e Serra (ES).
Conteúdos do curso Ciclo Mulheres nas Artes
O curso focará em temas diversos, como elaboração de portfólio, gestão de redes sociais, prestação de contas e vários outros. Entre os tópicos principais do Ciclo Mulheres nas Artes estão as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, cujos editais têm previsão de lançamento ainda no primeiro semestre.
Assim, a ideia é instrumentalizar as mulheres para que possam concorrer com projetos culturais que fazem uso de recursos públicos, o que também contribui para a emancipação profissional delas.
O ciclo ainda possibilitará a participação em um laboratório de desenvolvimento e viabilização de projetos, com cinco encontros de orientação, que serão conduzidos por educadores com experiência na elaboração de projetos e em técnicas de gestão, produção e comunicação.
A iniciativa do Ciclo Mulheres nas Artes é uma realização da Bendita Prosa, da Girassol Incentiva e da Simpoiese Projetos Culturais, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet. A iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação é do Grupo Boticário.
SERVIÇO | Ciclo Mulheres nas Artes
Inscrições: de 7 de fevereiro a 2 de março, no site www.labcricao.com;
Quando: 2 de março a 4 de abril, sempre às terças e quintas, das 19h30 às 21h;
Quanto: Gratuito.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.