• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Artes Visuais

Ciclo Mulheres nas Artes promove a formação em produção cultural

Promovido pelo LAB Criação, a segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes busca fomentar a atuação de trabalhadoras no setor cultural.

porMaura Martins
7 de fevereiro de 2023
em Artes Visuais
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no Facebook

Com o novo governo, a produção cultural no Brasil está em um caminho de crescimento. E é fato que as mulheres têm cada vez mais destaque na economia criativa do país, seja na própria elaboração de iniciativas culturais, nas funções técnicas e em todo tipo de atividade de produção.

É neste contexto que a plataforma LAB Criação lança a segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes, um curso virtual gratuito com foco na formação para a gestão de projetos socioculturais. As inscrições podem ser feitas no site até o fim de fevereiro, e o curso ocorrerá entre março e abril de 2023.

O curso é destinado a pessoas com ou sem experiência na área cultural, e será fornecido por meio de videoaulas e webinários. É importante ressaltar que, embora tenha como foco as mulheres, o curso também está aberto a homens. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como intérprete de libras e uso de audiodescrição.

Uma iniciativa com foco em Curitiba

Ciclo Mulheres nas Artes
Chimeni Maia, coordenadora de comunicação do Ciclo Mulheres nas Artes. Imagem: Divulgação.

O projeto é aberto a interessadas e interessados de todo o país, mas tem como um dos eixos a cidade de Curitiba. A capital do Paraná não foi escolhida por acaso: trata-se de um grande polo de eventos culturais, como a Oficina de Música e o Festival de Teatro.

A ideia é instrumentalizar as mulheres para que possam concorrer com projetos culturais que fazem uso de recursos públicos, o que também contribui para a emancipação profissional delas.

Ainda assim, há uma lacuna a ser preenchida nesse setor. Chimeni Maia, uma das idealizadoras do LAB Criação, observa que faltam ainda políticas de acesso à formação das produtoras culturais. “Facilitar o acesso à capacitação de novas profissionais no mercado é abrir caminho para que mulheres possam atuar cada vez mais em produções artísticas em sua cidade”, explica.

Além de Curitiba, também contam com articulação local a vizinha São José dos Pinhais (PR) e os municípios de Registro (SP) e Serra (ES).

Conteúdos do curso Ciclo Mulheres nas Artes

O curso focará em temas diversos, como elaboração de portfólio, gestão de redes sociais, prestação de contas e vários outros. Entre os tópicos principais do Ciclo Mulheres nas Artes estão as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, cujos editais têm previsão de lançamento ainda no primeiro semestre.

Assim, a ideia é instrumentalizar as mulheres para que possam concorrer com projetos culturais que fazem uso de recursos públicos, o que também contribui para a emancipação profissional delas.

O ciclo ainda possibilitará a participação em um laboratório de desenvolvimento e viabilização de projetos, com cinco encontros de orientação, que serão conduzidos por educadores com experiência na elaboração de projetos e em técnicas de gestão, produção e comunicação.

A iniciativa do Ciclo Mulheres nas Artes é uma realização da Bendita Prosa, da Girassol Incentiva e da Simpoiese Projetos Culturais, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet. A iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação é do Grupo Boticário.

SERVIÇO | Ciclo Mulheres nas Artes

Inscrições: de 7 de fevereiro a 2 de março, no site www.labcricao.com;
Quando: 2 de março a 4 de abril, sempre às terças e quintas, das 19h30 às 21h;
Quanto: Gratuito.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Ciclo Mulheres nas ArtesLAB CriaçãoLei de Incentivo à CulturaProdução Cultural

VEJA TAMBÉM

Imagem: Rodrigo Fonseca.
Artes Visuais

Feira Mamute agita a vida cultural de Curitiba

14 de novembro de 2023
Imagem: Divulgação.
Artes Visuais

Artista e curadores alegam sofrer censura em exposição no MACRS

6 de novembro de 2023

FIQUE POR DENTRO

Olivie Blake. Imagem: Divulgação.

‘Nós dois sozinhos no éter’ aposta em premissa perigosa para falar de amor

8 de dezembro de 2023
Imagem: Netflix/Divulgação.

‘Wham!’ celebra uma rara amizade entre artistas da música pop

7 de dezembro de 2023
Imagem: Escotilha/Canva.

Ana Hickmann e Naiara Azevedo expõem lado menos visível da violência doméstica

6 de dezembro de 2023
Kauan Alcântara e Maeve Jinkings são filho e mãe no excelente 'Pedágio'. Imagem: Divulgação.

‘Pedágio’ discute cura gay em drama urgente sobre o Brasil de hoje

5 de dezembro de 2023

Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.