No início da década, muito se comentava sobre a relação TV versus internet. Professores de comunicação, empresários do Vale do Silício e muitos entusiastas encaravam (alguns até hoje encaram) como o fim da televisão. A audiência em queda livre e as receitas publicitárias subindo cada vez mais no online, de fato, indicavam um cenário mais apocalíptico.
Entretanto, o ditado “se não pode vencê-los, junte-se a eles” parece ganhar muito mais força após vários erros cometidos nos últimos anos. Uma das provas disso foi o debate entre presidenciáveis realizado pela Band na última quinta-feira (9). A grande novidade no formato foi a “sala digital”: uma parceria entre a emissora do Morumbi com o buscador Google. Em uma grande redação, jornalistas e convidados analisavam através do Google Trends (tendências de busca) a repercussão do debate e dos candidatos. Os gráficos interativos ficaram disponíveis tanto no online, quanto nos intervalos da Band News.
A Band, vale ressaltar, é uma das emissoras de televisão do Brasil que melhor se adaptou às novas tecnologias. A própria final do MasterChef Brasil é o grande evidenciador disso, tornou-se uma tradição o vencedor da extensa disputa culinária receber seu troféu em meio a uma sala repleta de influenciadores digitais que movimentam as hashtags e criam memes do reality show durante toda sua exibição. Vale lembrar, não sendo uma ação de segunda tela (onde há separação entre o online e o que vai no ar na TV aberta), o que merece louvor pelo formato correto.
Afinal, não é sempre que trazer celebridades da internet será garantia de retorno. Sucesso no YouTube com vídeos engraçados, a primeira investida de Kéfera na televisão foi com o programa Zica, na extinta MixTV, que falava sobre o mundo das celebridades, o que afugentou seu público, já que este tema não era recorrente em seu canal. Mas os tempos são outros e a TV já entendeu que colocar influencers como apresentadores em qualquer formato será garantia de sucesso, certo? Errado.
O pensamento que guia a era da segmentação precisa estar mais do que introjetado na cabeça dos executivos de televisão.
Desde a saída de Mônica Iozzi, o Vídeo Show se encontrava combalido, perdendo constantemente para a Hora da Venenosa, na Record. Então, pensou-se em colocar as ex-BBBs e influencers Fernanda Keulla, Vivian Amorim e Ana Clara na apresentação do programa que revela os bastidores da televisão. Juntas elas podem até somar mais de 10 milhões de seguidores, mas teriam elas algum embasamento pra falar do tema? Algumas gafes como Cauã Reymond colocando as apresentadoras numa saia justa ao explanar que elas apenas decoravam frases de efeito e estudaram sua carreira na “má vontade” só reforçam isso. Atração pior, somente na CNT, onde no final das noites de sábado é apresentado Calixto com X, um programa apresentado por Felipe Calixto, que é basicamente um embaraçoso amontoado de vídeos facilmente encontrados em sua página no YouTube.
Do outro lado dos Estúdios Globo, na Globosat, no entanto, já se pensa diferente. O GNT, braço feminino da programadora, soube bem como aliar esses dois mundos ao dar à blogueira Thaynara OG uma série no YouTube chamada “Minha Vida é um Kiu” com relevante sucesso e adaptando o formato a seu jeito de ser. O mesmo ocorre com o novo Superbonita, uma competição de maquiadores que conta com jurados como Renner Souza e Lorelay Fox, duas sensações da internet quando se trata de maquiagem.
É legal e altamente aceitável que a TV já esteja mais do que atenta para os fenômenos digitais e trabalhando os programas e formatos já existentes para atender essa demanda que tende a crescer, mas o pensamento que guia a era da segmentação precisa estar mais do que introjetado na cabeça dos executivos de televisão. De nada adianta colocar o influencer que tem mais seguidores sob o holofote, há de se pensar em formatos que fortaleçam sua imagem, os clientes que esse profissional já possui e reforçar essas características. Do contrário, se gasta o dinheiro do orçamento e a boa vontade do telespectador e do fã, que dificilmente compra um conteúdo assim.