• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘A Cidade do Futuro’ traz debate sobre relações contemporâneas fora do eixo das grandes cidades

Filme de Cláudio Marques e Marília Hughes, 'A Cidade do Futuro' aborda o relacionamento não convencional entre Mila, Gilmar e Igor.

Valsui Júnior por Valsui Júnior
6 de maio de 2018
em Central de Cinema
A A
‘A Cidade do Futuro’ traz debate sobre relações contemporâneas fora do eixo das grandes cidades

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Cláudio Marques e Marília Hughes em seu segundo longa-metragem, A Cidade do Futuro (2016), trazem para a tela do cinema a relação entre três jovens, interpretados por Mila Suzarte, Gilmar Araújo e Igor Santos, em uma cidade no interior da Bahia. Enquanto o filme aborda sobre a formação do núcleo da pequena cidade, que nasceu a partir do deslocamento dos habitantes por conta da construção da hidrelétrica de Sobradinho, a relação entre Gilmar e Igor vai se desenrolando e Mila se descobre grávida de um deles, Gilmar.

Ao contrário do que poderia se imaginar, no entanto, não há conflito no relacionamento entre os três: pelo contrário. Mesmo com o olhar torto da maioria dos habitantes da pequena cidade, especialmente por conta do conservadorismo, Gilmar e Igor decidem formar uma família e cuidar da futura criança que Mila carrega. É interessante como o personagem de Igor se desenvolve ao longo da trama: inicialmente, ele, que trabalhava com vaquejadas, tem um certo receio da sua relação homoafetiva, principalmente por medo da reação das pessoas ao seu redor.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

‘A Cidade do Futuro’ entra numa novíssima seara de filmes brasileiros que abordam representatividade LGBTQ+.

Um dos grandes trunfos do longa de Marques e Hughes é o deslocamento de uma narrativa que aborda sobre relações contemporâneas, particularmente o relacionamento entre Igor e Gilmar e, mais tarde, com Mila, para um ambiente que ainda é retratado no cinema brasileiro só e somente como um espaço de extrema desigualdade social em comparação ao eixo sul-sudeste do Brasil: o interior do Nordeste brasileiro. E é justamente por tratar dessa representação, talvez, que o longa se perde um pouco, por não se aprofundar sobre o espaço que cerca os personagens.

É visível, por exemplo, como as atuações, inclusive dos protagonistas, são de iniciantes, com falas que muitas vezes são quase que recitadas e diálogos quase que mecânicos, sem organicidade. É assim que o filme é construído, num tom que muitas vezes chega a irritar numa tentativa contínua de fazer o espectador entender situações óbvias que poderiam ser tratadas com um pouco mais de ritmo.

Apesar desse ponto fraco, A Cidade do Futuro tem uma trilha sonora bastante adequada, trazendo músicas de sertanejo universitário que geralmente embalam a região para a trama entre os personagens. Isso traz bastante verossimilhança com a realidade da narrativa, uma vez que, em certo momento da história, Igor passa a trabalhar numa estação de rádio local.

A Cidade do Futuro entra numa novíssima seara de filmes brasileiros que abordam representatividade LGBTQ+ em ambientes diversos, atípicos daqueles que a grande tela costuma retratar, como Corpo Elétrico (2017) e Antes o tempo não acabava (2016). Apesar do ritmo fraco e de alguma falta de profundidade na construção dos personagens, é de extrema importância que mais produções como essa sejam realizadas e, além disso, tenham a chance de sair do circuito de festivais para o circuito comercial.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Cidade do FuturoBahiaCinema BrasileiroCinema NacionalCláudio Marquescrítica cinematográficaGilmar AraújoIgor SantosLGBTQMarília HughesMila Suzartemovie reviewNordeste brasileiroresenha
Post Anterior

Duda Beat: o amor na modernidade líquida

Próximo Post

‘O Tradutor Cleptomaníaco’ e o diabo às margens do Danúbio

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In