• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘O Processo’ traça diferente perspectiva do processo de afastamento de Dilma Rousseff

Com estreia nacional em 17 de maio, 'O Processo', documentário de Maria Augusta Ramos, protagoniza o outro lado da narrativa do processo de impeachment.

Valsui Júnior por Valsui Júnior
13 de maio de 2018
em Central de Cinema
A A
‘O Processo’ traça diferente perspectiva do processo de afastamento de Dilma Rousseff

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O pesquisador Nelson Traquina já dizia que o que vemos nos noticiários televisivos nada mais é do que apenas sombras do teatro político. Apenas dois anos após o processo de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, o filme de Maria Augusta Ramos, O Processo, estreia nos cinemas de circuito comercial de todo o país, acompanhado de um grande número de premiações, dentre eles o prêmio do júri de melhor longa-metragem internacional no DocumentaMadrid, na Espanha.

Não há nada de necessariamente novo no documentário de Maria. Pelo contrário: as imagens do processo de votação, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, são arquivos que o brasileiro teve acesso nos principais noticiários do país. O Processo, no entanto, trata de resgatar essas imagens e, fazendo isso, as coloca como documentos históricos de um momento muito peculiar da política brasileira.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Todavia, se essas imagens eram tratadas com uma grande comoção no primeiro momento em que foram transmitidas a milhões de brasileiros, aqui elas se colocam como a apresentação de um argumento, do fato pelo fato. Na corrida pela captura de entrevistas com figurões conhecidos da política nacional, desde o deputado Eduardo Bolsonaro ao deputado Jean Wyllys, a câmera também consegue captar os bastidores de jornalistas e demais profissionais operacionais.

O Processo consegue instigar um sentimento incomum ao espectador. Por reanalisar o conteúdo imagético em um período de tempo relativamente curto desde quando tudo aconteceu, cria-se uma espécie de torcida no campo de batalha da polarização política. Mais adiante, Maria Augusta então apresenta aquilo que a fez realmente realizar o documentário: a incessante e kafkiana burocracia do processo de instauração do impeachment, com exaustivas sessões e incansáveis discursos de ambos os lados.

O Processo que traz nome ao documentário não se refere ao impeachment, e sim à batalha contra o establishment conservador.

Ramos, apesar de tudo, posiciona um lado a sua narrativa. Determinada a organizar um compilado de momentos memoráveis do acontecimento, chega a coletar imagens de bastidores da então advogada e professora da USP, Janaína Paschoal, relatando ser contra o aborto para um exaltado jornalista de Londrina que a entrevista. Por outro lado, coloca na senadora Gleisi Hoffmann boa parte da contrapartida da protagonização da narrativa: nela, enxergamos que o processo que deu nome ao documentário não se referia necessariamente ao processo de liberação da ex-presidente, mas sim à batalha contra o establishment da corrupção organizada e da tomada de um projeto de governo anti-democrático e conservador no país.

Nesse caminhar, O Processo acaba sendo um documentário lento e pouco ritmado, mas é esta justamente a proposição da realizadora ao compilar esse montante de imagens com um grande potencial histórico: a burocracia em torno de conluios políticos conservadores da política brasileira na tomada de poder. Afinal, o que seria política a não ser a conciliação e a manutenção do poder, seja ele de maneira democrática ou anti-democrática, como demonstra o documentário?

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: BrasilCinemaCinema Brasileirocrítica cinematográficaDilma RousseffdocumentárioimpeachmentMaria Augusta Ramosmovie reviewO Processopolíticaresenha
Post Anterior

Por que ‘Bebê a Bordo’ afasta o telespectador do Canal Viva?

Próximo Post

O mundo racional de Tim Maia: do groove ao samba

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In