• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘Livre’ não é cinema de invenção, mas é sólido e emocionante

'Livre', de Jean-Marc Vallée, poderia ter resultado em uma obra careta, edificante e previsível, mas a personagem é abrasiva, ainda que também carismática.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
26 de janeiro de 2015
em Central de Cinema
A A
reese witherspoon livre

Reese Witherspoon em 'Livre'. Foto: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O diretor franco-canadense Jean-Marc Vallée, revelado em 2005 pela ótima comédia dramática C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor, realizada em seu país, tornou-se, nos dois últimos anos, o queridinho dos atores em Hollywood.

Em 2013, O Clube de Compras Dallas, um pequeno filme independente foi um sucesso inesperado de bilheteria e venceu três Oscar, incluindo melhor ator (Matthew McConaughey) e ator coadjuvante (Jared Leto). Um ano mais tarde, ele acerta de novo a mão com um drama baseado em fatos reais, escorado em personagens fortes, limítrofes: Livre, que colocou no páreo dos prêmios da Academia Reese Witherspoon e Laura Dern, respectivamente nos páreos de melhor atriz e coadjuvante.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Com roteiro do escritor britânico Nick Hornby (autor de Alta Fidelidade), Livre é uma espécie de versão feminina, não trágica e menos transcendente, de Na Natureza Selvagem, filmaço dirigido por Sean Penn. Reese Witherspoon, cuja carreira estava no limbo desde que venceu o Oscar por Johnny & June, faz um retorno e tanto no papel de Cheryl, uma jovem cuja vida sai dos trilhos depois da morte prematura da mãe, vivida em flashbacks pela excelente Laura Dern (de Coração Selvagem, clássico de David Lynch).

Livre poderia ter resultado em uma obra careta, edificante e previsível, mas a personagem, hoje escritora e jornalista, é abrasiva, ainda que também carismática.

A personagem cai em um círculo vicioso de sexo, drogas e escolhas desastrosas até tomar a decisão de fazer, a pé e com uma mochila gigantesca nas costas, uma trilha que se estende da fronteira com o México até o Canadá. É uma jornada de purificação e autoconhecimento.

Livre poderia ter resultado em uma obra careta, edificante e previsível, mas a personagem, hoje escritora e jornalista, é abrasiva, ainda que também carismática. Vallée, cuja filmografia tem sido dedicada até agora a personagens marginais, fora da curva, faz um filme envolvente, capaz de conduzir o espectador pela aventura libertária da protagonista, que ganha solidez graças ao bom roteiro de Hornby. O escritor inglês costura habilmente presente e passado, dando tridimensionalidade a Cheryl e sua mãe, Bobbi, e escapando da previsibilidade.

O filme, assim como O Clube Compras Dallas, não é cinema de invenção, e talvez não tenha grande permanência, ao contrário de C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor, um projeto bem mais pessoal de Vallée, mas é sólido e emocionante.

Tags: CinemaCríticaDavid LynchInto the wildJean-Marc ValléeLaura DernLivreMatthew McConaugheyNa Natureza SelvagemOscarOscar 2015Reese WitherspoonSean PennVideo
Post Anterior

‘Ida’: um filme corajoso em vários sentidos

Próximo Post

‘Foxcatcher’ é um filme de terror psicológico implícito

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In