• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
20 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

O cinema de horror e a representação dos nossos medos em ‘It: A Coisa’

Coluna discute como 'It: A Coisa', romance de Stephen King, traz algumas ideias sobre o modo como o cinema de horror afeta os nossos medos.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
22 de janeiro de 2020
em Espanto
A A
Cena do filme 'I Was a Teenage Werewolf'

Cena do filme 'I Was a Teenage Werewolf'. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Originalmente lançado em 1986, o romance It: A Coisa, de Stephen King, traz conceitos interessantes sobre o modo como o cinema de horror afeta os nossos medos. Na obra, que adapta elementos da infância do autor no Maine, nos Estados Unidos, as crianças são assombradas por uma entidade que assume a aparência de seus maiores temores.

Quando encontra a ameaça, o personagem Richie Tozier a enxerga como uma versão mais assustadora do monstro de I Was a Teenage Werewolf (1957), de Gene Fowler Jr. Dias antes de seu primeiro enfrentamento como o monstro que devora crianças em Derry, o garoto havia visto o filme em uma matinê.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O primeiro encontro de Mike Hanlon com a Coisa ocorre em um buraco, em uma edificação abandonada. Diante de seus olhos, a ameaça assumia a forma de um pássaro gigante e ameaçador. Em algum momento da narrativa, o jovem o associa ao pré-histórico vilão de Rodan!… O Monstro do Espaço (1956), de ishirô Honda. O longa-metragem da Toho havia passado em um cinema da cidade semanas antes.

De certa forma, essas cenas parecem mostrar que o escritor acredita que cinema é a porta para muitos de nossos medos mais profundos.

Para Ben Hanscom, o palhaço Pennywise surge como uma múmia, semelhante à dos filmes da Hammer. A que avista na narrativa do livro, no entanto, é muito mais aterradora, pois estão “sem aquelas ataduras que parecem falsas”.

Há outros casos semelhantes espalhados pelo romance de King. De certa forma, essas cenas parecem mostrar que o escritor acredita que o cinema é a porta para muitos de nossos medos mais profundos. Ao menos na infância.

Também podemos pensar esses momentos criados pelo autor como uma maneira de atestar que nossos medos se materializam por meio de imagens. Afinal, uma sensação de insegurança não pode ser vista, como um lobisomem ou uma ave pré-histórica. Ao construir uma visualidade, os filmes dão um rosto para o que nos assusta.

King sempre descreve a si mesmo quando criança como alguém muito amedrontado. Como tinha medo de tudo, ir ao cinema o fazia se sentir mais vivo. Não por acaso, os filmes que assustam as crianças de It: A Coisa são aqueles que o assustaram em algum momento da década de 1950.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: A CoisaCinemaDerryHorrorI Was a Teenage WerewolfIt - A CoisaliteraturaPennywiseRodan!... O Monstro do EspaçoStephen King
Post Anterior

Larissa Manoela estreia na Netflix e as BFF Girls vivem uma aventura musical na tela grande

Próximo Post

‘A Morte e o Meteoro’: os índios anarquistas de Terron

Posts Relacionados

'Mothra, a Deusa Selvagem' trouxe otimismo ao cinema kaiju

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022
'Varan, o Monstro do Oriente' foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022

‘No Mundo dos Monstros Pré-Históricos’ é charmosa fita barata de monstros e dinossauros

2 de março de 2022

‘O Monstro Submarino’ repete clichês de ‘O Monstro do Mar’

16 de fevereiro de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In