• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Geografia’: O passado em uma aula pessoal de história – Olhar de Cinema

Diretora mergulha na árvore genealógica para contar a história de seus avós refugiados no longa-metragem 'Geografia'.

porAlejandro Mercado
14 de junho de 2016
em Cinema
A A
Geografia Olhar de Cinema

Cena de 'Geografia', filme participante do Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Chaghig Arzoumanian é uma cineasta libanesa nascida em Beirute. Arzoumanian se graduou na Universidade de Paris VIII, e depois de filmar uma sequência de curtas, ela investe em seu primeiro longa-metragem, Geografia.

Geografia, exibido na Mostra “Novos Olhares” do 5º Olhar de Cinema, mergulha no passado de sua família, investigando os trajetos da árvore genealógica através de nomes que se acumulam, histórias que ouviu, fotografias, boatos ou curiosidades do passado de seus familiares.

A diretora acompanha a história de Nazareth e Lousapar, seus avós refugiados em virtude do genocídio armênio em 1915. Esse desnudar de sua própria história é feito acompanhado de filmagens dos lugares em que as histórias se passaram. Chaghig se esforça em manter distância de seu objeto, serenamente narrando cada trecho de Geografia, demonstrando um olhar curioso e instigante sobre seu próprio passado.

A intimidade de cada trecho da história cria uma rede de informações que funcionam ao espectador como uma verdadeira aula de história e geopolítica.

Por sinal, é digno de aplausos como a diretora consegue abstrair seus próprios sentimentos ao narrar a trama – a locução em off que conta a história ao longo de Geografia é de Chaghig -, criando um contexto em que a violência descrita pelo roteiro ganha contornos realmente cruéis.

A intimidade de cada trecho da história cria uma rede de informações que funcionam ao espectador como uma verdadeira aula de história e geopolítica, no entanto, sem ser panfletário. A diretora não precisou acrescentar nenhum parágrafo de opinião ou fazê-lo tendencioso. As imagens e as histórias, esses recortes da realidade de sua família, legitimam qualquer grito de horror, solidão ou angústia apenas com o silêncio, ou, neste caso, com o não-dito.

Uma singela demonstração de como o cinema é capaz de falar sobre inúmeros temas e ser épico a partir de histórias tão próximas.

Geografia tem mais uma exibição no 5º Olhar de Cinema. Hoje, dia 14, às 14h45, no Espaço Itaú.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Chaghig ArzoumanianCinemaCrítica de CinemaGeografiageopolíticaNovos OlharesOlhar de Cinema

VEJA TAMBÉM

Jacob Elordi dá vida ao Frankenstein de Guillermo del Toro. Imagem: Bluegrass Films / Divulgação.
Cinema

‘Frankenstein’ de Del Toro verte humanidade

12 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.
Cinema

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Imagem: Divulgação.

‘Sharon Van Etten & The Attachment Theory’ abre uma nova fresta emocional em meio ao caos

15 de dezembro de 2025
Jacob Elordi dá vida ao Frankenstein de Guillermo del Toro. Imagem: Bluegrass Films / Divulgação.

‘Frankenstein’ de Del Toro verte humanidade

12 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Imagem: Jafar Panahi Film Productions / Divulgação.

Jafar Panahi e os cárceres que carregamos em ‘Foi Apenas um Acidente’

9 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.