• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Angels of Revolution’ embaralha fato e ficção em alegoria política – Olhar de Cinema

Estreia na mostra competitiva Olhar de Cinema, 'Angels of Revolution', do cineasta russo Aleksey Fedorchenko, dialoga com o teatro e a política.

porPaulo Camargo
11 de junho de 2015
em Cinema
A A
'Angels of Revolution' embaralha fato e ficção em alegoria política

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

banner-patrocinio

Fato e ficção se embaralham no intrigante Angels of Revolution, que estreia nesta quinta-feira (11) na mostra competitiva do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Embora seja baseado em fatos reais, o filme de Aleksey Fedorchenko (de Almas Silenciosas), um dos cineastas mais inventivos da Rússia hoje, não é um drama histórico convencional.

O diretor se apropria de um fato histórico pouco conhecido fora dos limites de seu país: a Rebelião Kazym, que nos anos 30, pouco mais de uma década após a Revolução Bolchevique (1917), colocou em confronto a população nativa da Sibéria, ainda em estado tribal, e o governo da jovem União Soviética, que investia fortemente no projeto de coletivização cultural, que visava a anular as diferenças culturais no país. Tudo em nome de um projeto nacional.

Angels of Revolution se apropria dos clichês da retórica política, os transformando em potentes elementos dramáticos.

O conflito, que expõe o autoritarismo cruel de Moscou, é matéria-prima para uma instigante, ainda que formalmente radical, meditação sobre os gritantes abusos de poder cometidos em nome de um regime supostamente popular. Fedorchenko, logo nas primeiras sequências, deixa muito claro que seu cinema não tem qualquer compromisso com o realismo, embora tome como base acontecimento verídicos.

Angels of Revolution revela-se uma interessante alegoria, que recorre a clichês da retórica política, os transformando em potentes elementos dramáticos, e os costura a referências ao teatro popular siberiano, de raízes folclóricas. Parece querer confrontar, de forma satírica, a artificialidade da ideologia revolucionária, intrusiva e violenta, e a força da cultura original da região.

O resultado pode não ser lá muito palatável para quem busca linearidade e realismo, mas quem tiver a coragem de enfrentá-lo terá a oportunidade de assistir a um espetáculo de hipnótica beleza visual, denso e ousado.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Aleksey FedorchenkoAngels of RevolutionCríticaCrítica de CinemaFestival Internacional de CuritibaOlhar de CinemaRebelião KazymSibériaUnião Soviética

VEJA TAMBÉM

Novo filme faz parte de uma nova trilogia, cuja sequência já foi filmada. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘Extermínio 3: A Evolução’ revisita os escombros de uma nação

23 de junho de 2025
'Cais' foi o grande vencedor do Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.
Cinema

Olhar de Cinema afirma-se como território de risco, memória e insurgência estética

19 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo filme faz parte de uma nova trilogia, cuja sequência já foi filmada. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘Extermínio 3: A Evolução’ revisita os escombros de uma nação

23 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
'Cais' foi o grande vencedor do Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.

Olhar de Cinema afirma-se como território de risco, memória e insurgência estética

19 de junho de 2025
Elvis Presley e a pequena Lisa Marie. Imagem: Reprodução.

‘Rumo ao Grande Mistério: Memórias’ relata a tragédia de ser filha de Elvis Presley

19 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.