• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’: a derrocada do morcego

'Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge' é o merecido final de uma trilogia que primou pela qualidade constante sobre o amor e ódio ao herói de Gotham City.

porYuri Al'Hanati
26 de julho de 2012
em Cinema
A A
Batman - O Cavaleiro das Trevas

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O diretor Christopher Nolan (de A Origem e Amnésia) conseguiu em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que estreia hoje nos cinemas, um feito raro na história do cinema: terminar bem uma trilogia. Os desastrosos exemplos recentes, como as trilogias Matrix, Homem-Aranha, X-Men, não deixam dúvidas quanto à necessidade de se acabar bem uma história pela saúde e pretensa atemporalidade de seu todo. Como desfecho, o último longa (longa mesmo: perto de 2 horas e 45 minutos de filme) valida a abordagem que o diretor escolheu para contar a história do homem-morcego.

O “Ressurge” que aparece no título leva em consideração pouco mais do que a última aparição do herói, para enfrentar o mercenário Bane. O vilão mascarado com tom de voz paternalista, discípulo rejeitado de Ra’s Al Ghul – também mentor de Bruce Wayne em Batman Begins –, não guarda o carisma e o espírito anárquico do Coringa, mas assusta pelo fanatismo quase religioso com que seus lacaios o seguem e mantém o ímpeto destrutivo do eterno personagem de Heath Ledger.

Como desfecho, o último longa valida a abordagem que o diretor escolheu para contar a história do homem-morcego.

A palavra do título, entretanto, é contraditória no contexto maior. O último filme da trilogia mostra a derrocada do herói, a implosão da figura pública, odiada como um mal necessário, e a inoperabilidade de Bruce Wayne ante o mundo real, a vida pacata do bilionário que todos esperam que ele leve. Wayne não se recuperou da morte de sua namorada Rachel Dawes (Maggie Gyllenhal) e nem da rejeição por parte do povo de Gotham City, que o acusa da morte de Harvey Dent (Aaron Eckhart), alheio às circunstâncias. Sua inerte reclusão começa a ser quebrada quando se interessa pela sedutora e misteriosa ladra Selina Kyle (Anne Hathaway, em nenhum momento chamada de “Mulher Gato”), que rouba o colar de pérolas da sua mãe, e pela esperança convicta de um jovem policial chamado John Blake (Joseph Gordon-Levitt), que aposta no cavaleiro das trevas para livrar a cidade da opressão de Bane.

O panorama desesperançoso de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge reflete o auge de uma escala crescente de terror e catástrofe, dando a seu desfecho um caráter mais épico do que os dois filmes anteriores. E é o final, o final de tudo, que guarda em si a possível ressurreição de que fala o título.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: BatmanBatman - O Cavaleiro das Trevas RessurgeBatman BeginsChristopher NolanCinemaCrítica CinematográficaGothamResenhatrilogia

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
'Double Infinity' sucedeu 'Dragon New Warm Mountain I Believe in You', de 2022. Imagem: Alexa Viscius / Divulgação.

‘Double Infinity’, do Big Thief, é um disco que procura iluminar o inexprimível

27 de novembro de 2025
Série existe no mesmo "universo" de 'The Office'. Imagem: Banijay Americas / Divulgação.

‘The Paper’ sofre para equilibrar nostalgia e a reinvenção do “mockumentary”

27 de novembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.