• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

As promessas de ‘Cidades de Papel’

'Cidades de Papel', filme baseado no romance homônimo de John Green dirigido por Jake Schreier, apesar do elenco jovem bastante carismático e dos personagens bem delineados, não consegue emocionar tanto quanto seu intrigante argumento promete.

porPaulo Camargo
9 de julho de 2015
em Cinema
A A
As promessas de 'Cidades de Papel'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Falar do desfecho de um filme em uma resenha é, talvez, um pecado mortal. O leitor pode, com todo o direito, colocar você em sua lista negra, e passar a evitar todo e qualquer texto que carregue sua assinatura. Mas não se preocupe: vou evitar, aqui, adiantar detalhes sobre o fim de Cidades de Papel. Faço questão, no entanto, de ressaltar que a adaptação do livro de John Green não subestima a inteligência do espectador no arremate de sua trama. Tendo dito isso, vamos ao filme.

Green, um dos autores mais populares do mundo entre adolescentes e jovens adultos, tem a seu favor a capacidade de, sem escapar a fórmulas folhetinescas consagradas, criar personagens verossímeis, complexos e, por isso, em certa medida menos previsíveis do que os que costumam povoar esse tipo de romance.

Como em A Culpa É das Estrelas, gigantesco sucesso de bilheteria no Brasil, há na trama de Cidades de Papel uma história de amor adolescente. A diferença aqui é que não se trata de um romance consumado, e sim de uma promessa, de uma possibilidade, em torno da qual o enredo é construído.

Margo Roth Spiegelman (a inglesa Cara Delevingne, de Anna Karenina) é uma adolescente de personalidade muito peculiar: independente, original, está sempre disposta a surpreender quem a cerca. À distância, ela é objeto do afeto de seu tímido vizinho Quentin Jacobsen (Nat Wolff). Quando crianças, os dois eram muito próximos, mas à medida em que cresceram, se afastaram, em decorrência de suas personalidades opostas.

Como no sucesso A Culpa É das Estrelas, gigantesco sucesso de bilheteria no Brasil, há na trama de Cidades de Papel uma história de amor adolescente.

Uma noite, semanas antes de os dois terminarem o ensino médio, Margo invade o quarto de Quentin durante a noite e o intima a participar de um complexo plano de vingança contra seu namorado, que a traiu com uma de suas amigas, e outros integrantes da mesma turma, que sabiam da infidelidade, mas a mantiveram em segredo.

Nesta noite, Margo e Quentin voltam a se aproximar, e resgatam um pouco da cumplicidade que tinham quando crianças. O encontro, provocado por ela, confirma o que ele já sabia: é apaixonado pela amiga de infância e, pela primeira vez em muito anos, ela está ao seu alcance. Mas não por muito tempo: Margo desaparece no dia seguinte, sem deixar qualquer explicação para seu sumiço.

Inconformado, Quentin tenta descobrir, em companhia de uma turma de amigos, o paradeiro de Margo. Aos poucos, vai percebendo que a garota deixou uma série de pistas, que vão de trechos de livros a mapas rasgados, que podem ou não levá-lo a ela. E ele alimenta a esperança de que esses rastros sejam demonstrações veladas de que Margo retribui seus sentimentos.

Bem menos melodramático do que A Culpa É das Estrelas, o filme de Jake Schreier (de Frank e o Robô) se desenvolve em torno do mistério do desaparecimento de Margo e da busca de Quentin por essa menina, que o faz sair de sua zona de conforto e arriscar-se em uma aventura que o marcará por toda a vida.

Essa premissa poderia ter rendido mais: Cidades de Papel, apesar do elenco jovem bastante carismático e dos personagens bem delineados, não consegue emocionar tanto, envolver o espectador, quanto seu argumento promete. Há algo faltando, que talvez esteja ligado à linearidade do roteiro e à incapacidade de Margo preencher o vazio que deixa quando sai da trama, que, como já foi dito acima, tem um desfecho bastante interessante. Talvez essa história, a do desaparecimento da personagem, renda um livro e um filme melhor no futuro.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cara DelevingneCidades de PapelCinemaCrítica de CinemaJake SchreierJohn GreenNat Wolffromance teen

VEJA TAMBÉM

Chris Evans, Dakota Johnson e Pedro Pascal protagonizam novo filme de Celine Song. Imagem: A24 / Divulgação.
Cinema

‘Amores Materialistas’ e a nova cara da comédia romântica

5 de setembro de 2025
Shirley Cruz protagoniza o novo longa-metragem de Anna Muylaert. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.
Cinema

‘A Melhor Mãe do Mundo’ combina melodrama e realismo cru

4 de setembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

O escritor marfinense GauZ. Imagem: Alexandre Gouzou / Reprodução.

No sensacional ‘De Pé, Tá Pago’, GauZ discute as relações entre capitalismo e imigração

5 de setembro de 2025
Chris Evans, Dakota Johnson e Pedro Pascal protagonizam novo filme de Celine Song. Imagem: A24 / Divulgação.

‘Amores Materialistas’ e a nova cara da comédia romântica

5 de setembro de 2025
Shirley Cruz protagoniza o novo longa-metragem de Anna Muylaert. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.

‘A Melhor Mãe do Mundo’ combina melodrama e realismo cru

4 de setembro de 2025
Julia Dalavia e Jaffar Bambirra protagonizam a adaptação do Globoplay para obra de Raphael Montes. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Dias Perfeitos’ expõe a violência obsessiva e confirma Raphael Montes como cronista do horror brasileiro

3 de setembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.